Dia do Diretor Escolar: Um mês que convida a pensarmos no papel de quem lidera as escolas

O Dia do Diretor Escolar, […]

18 de outubro de 2023

O Dia do Diretor Escolar, comemorado em 12 de novembro, é a data em que celebramos os gestores e os líderes que se dedicam diariamente à gestão das escolas e, assim, garantem a qualidade e o bem-estar para toda a comunidade escolar: alunos, professores, familiares e demais colaboradores envolvidos com o funcionamento da instituição. Além disso, trata-se de uma pessoa com papel fundamental para certificar que todas as diretrizes sejam traduzidas em práticas, enquanto processos administrativos e pedagógicos estejam sempre alinhados aos valores da escola.

Em forma de agradecimento a todas e todos que são Diretores Escolares, o grupo SFB preparou esse conteúdo para parabenizar os profissionais e mostrar à comunidade escolar a importância do seu papel no dia a dia da instituição. Afinal, engana-se quem pensa que diretor é responsável somente por lidar com parceiros, prestadores de serviços, orquestrar as áreas que dão vida à escola e representá-la nos diversos fóruns pertinentes à Educação e exige compromisso constante, especialmente pela necessidade de estar sempre atento às necessidades de pais e responsáveis e de garantir que a escola esteja sempre em transformação, alinhada às constantes mudanças na Educação. E, claro, é o seu dever afirmar a qualidade de ensino, enxergar os aspectos positivos e negativos, sugerir melhorias e oferecer capacitação aos professores.

Sua sala de trabalho deve estar sempre aberta para receber alunos, professores e familiares, tornando-se um local de acolhimento e de relações que visam desenvolver o que há de melhor para o ser humano. De maneiras distintas, cada diretora e diretor chama para si o papel de ouvir, resolver problemas e buscar soluções para que o ambiente escolar seja, cada vez mais, harmônico e positivo para todos. Assim como o regente de uma orquestra, que estabelece um perfeito equilíbrio entre os diferentes instrumentos, cabe à liderança proporcionar estabilidade entre todos os pontos que envolvem a instituição, das práticas de higiene da escola em tempos de pandemia às ferramentas utilizadas em sala de aula, passando pelo resultado final em foco: a qualidade de ensino e o aprendizado de cada aluno.

Falando em aprendizagem, é papel deste profissional acompanhar o desenvolvimento das crianças e garantir que todas estejam sendo atendidas de acordo com suas necessidades específicas. Na verdade, é fundamental que o Diretor Escolar esteja sempre atento às avaliações e ao desenvolvimento integral dos alunos, incluindo a etapa de preparação das provas, dos testes, dos programas que cada professor coloca em prática no dia a dia e o progresso de habilidades e competências. Estamos falando de momentos-chave em que os alunos demonstram o que foi assimilado, o que configura uma maneira de diagnosticar também a capacidade de a escola cumprir com o que foi planejado para cada turma.

Muita coisa, não é mesmo? O trabalho do Diretor Escolar é indispensável e, com certeza, é a peça-chave para que a instituição sempre ofereça o melhor para cada estudante. Na realidade, além de tudo isso, inúmeros desafios aparecem no decorrer da rotina de gestão. Por exemplo, é necessário que o Diretor Escolar, juntamente com os professores, tenha clareza da etapa vivida pelos alunos e contribua para a elaboração de projetos que os ajudem a passar por cada uma delas de forma eficiente e saudável – cognitiva e emocionalmente.

Pensando nos alunos do Ensino Médio, a questão central pode voltar-se para “a escola está propondo métodos de estudo para que os adolescentes se preparem para o vestibular e a próxima etapa de vida que está por vir?”. Uma outra situação é a de acompanhar as transformações educacionais: a instituição está sempre buscando inovar em termos de metodologias e utilização dos recursos digitais? Os professores estão sempre em busca de atualizar seu conhecimento?

Se a sua resposta for “não” para alguma dessas questões, convidamos você a ler um artigo publicado em nosso blog que apresenta os 4 principais erros ao gerir uma escola, você pode clicar aqui e conferir.

E para realizar todas essas tarefas com eficiência e lidar com as dificuldades diárias, o profissional deve possuir competências essenciais! Segundo a BNCC, a Base Nacional Comum Curricular, documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas da Educação Básica, os gestores devem assumir algumas responsabilidades. Veja o conteúdo na íntegra:

1. Liderar a gestão da escola

Fortalecer os valores e metas da escola, conhecer as legislações e políticas educacionais, liderar a criação de rede de comunicação interna e externa de interação, identificar necessidades de inovação e exercer uma liderança colaborativa.

2. Trabalhar/Engajar com e para a comunidade

Fortalecer vínculos, propor e desenvolver iniciativas educacionais, sociais e culturais com instituições comunitárias e envolver as famílias e a comunidade de maneiras significativas.

3. Implementar e coordenar a gestão democrática na escola

Constituir espaços coletivos de participação, ter a democracia como eixo fundamental da ação da escola, prestar aos pais ou responsáveis informações sobre a gestão da escola e sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes e realizar avaliação institucional.

4. Responsabilizar-se pela escola

Representar a escola, produzir ou supervisionar a produção e atualização de relatórios, registros e outros documentos e promover estratégias de monitoramento da permanência dos estudantes.

5. Relacionar-se com a administração do sistema/rede de ensino

Contribuir para a integração e funcionalidade da escola no âmbito da rede de ensino.

6. Coordenar as ações que promovem a segurança na escola

Prevenir todas as formas de violência, divulgar instruções de segurança e realizar ações preventivas relacionadas à segurança de todos e da escola.

7. Desenvolver uma visão sistêmica e estratégica

Conduzir a criação e o compartilhamento da visão estratégica, desenvolver raciocínio estratégico para o planejamento escolar e elaborar e colocar em ação um Plano de Gestão alinhado ao Projeto Pedagógico.

8. Focalizar seu trabalho no compromisso com o ensino e a aprendizagem na escola

Incentivar práticas pedagógicas ligadas à melhoria da aprendizagem, incentivar e apoiar a formação continuada do corpo docente da escola e desenvolver uma cultura de ensino aprendizagem eficaz e efetiva.

9. Conduzir o planejamento pedagógico
Conduzir a elaboração de uma proposta pedagógica colaborativa e consistente, coordenar e participar da criação de estratégias de acompanhamento e avaliação, garantir a centralidade do compromisso de todos com a aprendizagem e assegurar um calendário de reuniões pedagógicas.

10. Apoiar as pessoas diretamente envolvidas no ensino e na aprendizagem
Coordenar estratégias para assegurar a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os estudantes, contando com o apoio do sistema/rede de ensino, garantir as condições necessárias para o atendimento aos estudantes com necessidades especiais, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Propor e incentivar estratégias para o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, garantir momentos de troca, planejamento e avaliação entre os professores e criar estratégias para encorajar o envolvimento dos pais ou responsáveis no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

11. Coordenar a gestão curricular e os métodos de aprendizagem e avaliação

Apoiar os professores, junto com a equipe técnico-pedagógica, na condução das aulas e na elaboração de materiais pedagógicos, apoiar a implementação de metodologias de ensino e formas de avaliação para promover a aprendizagem, conhecer, divulgar e monitorar os indicadores de desempenho acadêmico dos estudantes e utilizar os dados de desempenho e fluxo da escola na orientação e planejamento pedagógico.

12. Promover um clima propício ao desenvolvimento educacional

Desenvolver habilidades de resolução de conflitos e construção de consensos, buscar caminhos seguros para evitar comportamentos de risco entre os estudantes, exigir um ambiente de respeito, colaboração e solidariedade, prevenir qualquer tipo de preconceito e discriminação, definir rotinas e procedimentos organizacionais, garantir o cumprimento das regras e princípios de convivência e promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate à intimidação (bullying e formas especificas de assédio) na escola.

13. Desenvolver a inclusão, a equidade, a aprendizagem ao longo da vida e a cultura colaborativa

Garantir experiências de ensino adequadas para estudantes com necessidades educacionais específicas, promover e acompanhar o desenvolvimento dos Planos de Ensino Individualizado adequados aos estudantes com necessidades educacionais especiais.

14. Coordenar as atividades administrativas da escola

Coordenar a matrícula na unidade escolar, supervisionar o fornecimento da alimentação escolar, do transporte escolar e demais serviços e utilizar ferramentas tecnológicas e aplicativos que promovam uma melhor gestão escolar.

15. Zelar pelo patrimônio e pelos espaços físicos
Garantir a manutenção e conservação do espaço físico, coordenar a utilização dos ambientes e patrimônios da escola e elaborar orientações sobre os usos dos espaços.

16. Coordenar as equipes de trabalho

Trabalhar em equipe, delegar atribuições e dividir responsabilidades, motivar a equipe, coordenar e articular professores e funcionários em equipes de trabalho com compromisso, objetivos e metas comuns. Identificar soluções para os problemas detectados, controlar a frequência dos profissionais da escola, monitorar e comunicar às instâncias superiores a necessidade de substituições temporárias ou definitivas de docentes e demais profissionais da escola. Conduzir a avaliação de desempenho da equipe, instituir ações de reconhecimento e valorização dos profissionais da escola e criar condições para a viabilização da formação continuada dos profissionais da escola.

17. Gerir, junto com as instâncias constituídas, os recursos financeiros da escola

Informar-se sobre legislações e normas referentes ao uso e à prestação de contas dos recursos financeiros da escola, elaborar orçamentos com base nas necessidades da escola, monitorar as despesas e registros, manter dados e cadastros da escola devidamente atualizados e identificar, conhecer e buscar programas e projetos que oferecem recursos materiais e financeiros para a escola.

18. Cuidar e apoiar as pessoas
Comprometer-se com a aprendizagem e o bem-estar dos estudantes, promover a convivência escolar respeitosa e solidária e acionar as instituições da rede de apoio e proteção à criança e ao adolescente, sempre que necessário.

19. Agir democraticamente
Propor a constituição ou ampliação dos espaços e momentos de diálogo na escola, encorajando as pessoas a apresentarem seus pontos de vista, ideias e concepções e estimular a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

20. Desenvolver alteridade, empatia e respeito às pessoas

Assegurar o respeito aos direitos, opiniões e crenças entre a equipe de gestão, os estudantes, seus familiares e os profissionais da educação que atuam na escola. Tratar todos de forma equitativa e com respeito e valorizar a cultura de sua comunidade.

21. Agir orientado por princípios éticos, com equidade e justiça

Agir com transparência e imparcialidade no cotidiano da escola, garantir o respeito ao direito à educação e pautar suas ações pela ética profissional.

22. Saber comunicar-se e lidar com conflitos

Estabelecer formas de comunicação claras e eficazes com todos, usar a comunicação e o diálogo lidando com as situações e conflitos no cotidiano escolar e educacional e mediar crises ou conflitos interpessoais na escola.

23. Ser proativo

Lidar com situações e problemas inesperados e discernir como poderá enfrentá-los e os caminhos para encontrar os recursos necessários e analisar o contexto, identificar problemas ou ameaças possíveis e agir de forma preventiva.

24. Comprometer-se com o seu desenvolvimento profissional

Ter predisposição para o estudo e o desejo de melhoria constante, planejando e buscando momentos de qualificação profissional e avaliar continuamente, corrigir e aperfeiçoar seu próprio trabalho.
Essas 24 habilidades apresentadas pela BNCC englobam todas as dimensões em que o Diretor Escolar está envolvido, sendo elas:

● Dimensão Político-Institucional
● Dimensão Pedagógica
● Dimensão Administrativo-Financeira
● Dimensão Pessoal e Relacional

Desta maneira, é possível concluir que gerir uma instituição não é uma responsabilidade fácil. É necessário estar preparado para lidar com inúmeras situações, marcar presença em todas as esferas que fazem parte do ambiente escolar e garantir que o resultado seja excelente para toda a comunidade. Com isso, desejamos felicitações a todos os profissionais da área e afirmamos que não há educação de qualidade sem um bom gestor. Sendo assim, o seu papel é fundamental para que as nossos alunos se tornem cidadãos transformadores e preparados para o futuro! Parabéns!

*Você pode conferir a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar clicando aqui.

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