Vivências e Saberes do Sertão – Colégio São Rafael – Senhor do Bonfim-BA

Boas Práticas SFB tem o […]

8 de agosto de 2023

Boas Práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês mais um projeto, desta vez apresentado pelo Colégio São Rafael, nosso parceiro de Senhor do Bonfim-BA, idealizado pela diretora Franshwanne Santos Ribeiro Guimarães. 

Projeto: Vivências e saberes do Sertão 

Período de execução: Ano letivo de 2022 

Público-alvo: Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio 

Objetivos gerais: 

  • Promover a integração de diferentes componentes curriculares, servindo de apoio ao aprendizado uns dos outros;  
  • Superar a fragmentação dos conteúdos e dos currículos não só na escola, mas no entendimento do conhecimento como um todo;  
  • Conferir ferramentas para enriquecer a visão de mundo dos alunos;  
  • Favorecer a formação de um sujeito participativo, com maior interação nas atividades escolares levando para o cotidiano o conhecimento adquirido em sala de aula, propiciando a comunicação desse sujeito com a sociedade. 

Descrição: 

O Projeto Interdisciplinar Vivências e Saberes do Sertão foi executado durante todo o ano letivo de 2022. Por ser interdisciplinar, contou com a participação de todos os professores e seus componentes curriculares, distribuídos por área de conhecimento ao longo dos trimestres letivos. Por ser uma prática do colégio há anos, os projetos desenvolvidos fazem parte do sistema avaliativo, tornando-o mais diversos e inclusivo, já que busca alcançar a todos. Durante o ano letivo, há uma preocupação muito grande entre gestão, coordenação e professores acerca da relação do projeto com o currículo apresentado no material didático SFB. Daí o constante acompanhamento pedagógico da coordenação para com os professores, com o intuito de auxiliar na contextualização dos objetos de aprendizagem e na consolidação do conhecimento.   Pela própria extensão do tempo de execução do projeto, vê-se que são muitas as atividades desenvolvidas em seu percurso, na maioria das vezes aberta ao público, a saber: Feiras de conhecimento, exposições, vivências em ambientes não formais de aprendizagem, visitações, seminários, peças teatrais, danças, criação de literaturas, dentre muitas outras atividades. Lembramos que os focos estão sempre na aprendizagem do aluno e nas relações construídas ao longo desse processo de trabalhar junto a outros colegas. O pós pandemia tem nos guiado a dar uma importância ainda maior aos relacionamentos construídos pelos alunos em nosso ambiente e à necessidade de orientação e de diálogos constantes.