Boas Práticas: Berçário e Escola Crescer Kids
Boas práticas SFB tem o […]
14 de agosto de 2025Boas práticas SFB tem o […]
14 de agosto de 2025Boas práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês um projeto apresentado pelo Berçário e Escola Crescer Kids, nosso parceiro de Goiânia-GO, idealizado pela equipe da Educação Infantil (1 a 5 anos) e toda a comunidade escolar, sob a coordenação das professoras Vera, Verônica, Thais, Siele, Mônica, Gabrielle, Layanne e Kamilla.
Projeto: Valores Desde a Infância
Período de execução: De janeiro a dezembro de 2025
Promover uma educação de excelência, que transcende as disciplinas tradicionais.
Cultivar valores éticos e socioemocionais em toda a Educação Infantil e na comunidade escolar, fundamentando o desenvolvimento integral das crianças desde seus primeiros anos de vida.
Desenvolver o pensamento crítico e uma consciência mais aguçada sobre seus atos, impactando positivamente suas vidas e a sociedade.
Objetivos específicos:
Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana.
Intensificar o trabalho de valores, para que todos tomem consciência do papel social da escola, oportunizando reflexões e atitudes que visam ao bem-estar de todos e ao fortalecimento da autonomia.
Combater ações indesejadas, como o bullying, o preconceito, o racismo e a violência.
Despertar o espírito crítico.
Incentivar o consumo consciente.
Propiciar a igualdade entre todos.
Ensinar sobre sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente.
Descrição:
Antes: a fase de planejamento envolveu a definição dos valores centrais a serem trabalhados (verdade, empatia, honestidade, paz, amor, solidariedade, valorização da família, respeito ao idoso, cuidado com a natureza e não violência), a estruturação dos subtemas por bimestre e a preparação do corpo docente para a abordagem interdisciplinar e transdisciplinar dos conteúdos. Foram selecionadas histórias, canções e metodologias que permitem o conhecimento e a compreensão da essência dos valores humanos, traduzindo-os para a realidade das crianças.
Durante: o projeto é executado de forma contínua e integrada ao currículo, com periodicidade anual. Os valores são abordados semanalmente em acolhidas, que envolvem as demais turmas, e rodas de conversa em sala de aula, além de serem contextualizados em todas as disciplinas. Atividades lúdicas, práticas e reflexivas são implementadas para que as crianças vivenciem os valores. Acreditamos na relação trilateral entre pais, escola e crianças, e, para isso, buscaremos o envolvimento ativo da família por meio de comunicados, eventos específicos (como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa Solidária e Gincana Crescer Kids Social) e sugestões de atividades para casa. A eficácia dessas técnicas é continuamente avaliada por meio da observação do comportamento das crianças e do engajamento da equipe escolar, visando a aprimorar a qualidade da educação e o caráter de todos os envolvidos.
Na Páscoa, dentro das atividades do projeto, trabalha-se a Páscoa Solidária, com arrecadação de chocolates que são doados para instituições carentes, despertando nas crianças a noção de solidariedade e empatia.
No mês de outubro, o projeto culmina com a GINCRESS (Gincana Crescer Kids Social), uma atividade que reforça a cidadania consciente e a solidariedade. Esta gincana envolve a família e comunidade escolar, demonstrando as habilidades socioemocionais e cognitivas desenvolvidas pelas crianças ao longo do ano. É mais um momento de celebrar os aprendizados e de colocar em prática os valores de responsabilidade social e fraternidade.
Este projeto foi idealizado e executado para ir além do ensino acadêmico, focando na formação de cidadãos justos, éticos e conscientes. Ele se conecta a outras atividades realizadas na escola ao infundir uma cultura de valores em todo o ambiente de aprendizado. As principais habilidades socioemocionais desenvolvidas incluem: amor-próprio, autocontrole, autoestima, autoconfiança, empatia, solidariedade, responsabilidade social, sustentabilidade, respeito às diferenças e pensamento crítico. No âmbito cognitivo, as crianças aprimoram a compreensão de conceitos complexos de forma lúdica, a capacidade de comunicação e a resolução de problemas.
Semanalmente, enviamos aos pais um comunicado relatando o tema trabalhado na semana. Assim, convidamos os familiares a darem continuidade à reflexão do tema em casa. Aproveitamos as temáticas sobre valores humanos do material do Sistema Farias Brito para ampliar a reflexão em sala de aula.