Projeto “O conto que encanta”- Colégio Risco e Rabisco-PB

Boas Práticas SFB tem o […]

19 de maio de 2021

Boas Práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês mais um projeto, dessa vez apresentado pelo Colégio Risco e Rabisco, nosso parceiro de Areia-PB, idealizado pela professora Célia Perazzo.

Projeto: O conto que encanta

Período de Execução: ano letivo de 2020

Público-alvo: Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Objetivo:O principal objetivo desta prática pedagógica é, através de diferentes linguagens, propiciar ao educando a possibilidade de interação com a literatura infantil, vivenciando experiências diversas, onde a expressão de sentimentos e de diferentes pontos de vista em variados contextos possam incluir a prática de valores fundamentais para a formação de um cidadão consciente, empático e solidário.

Descrição:

Na Educação Infantil, a contação de histórias é semanal, mas ao final de cada quinzena, as professoras realizam uma um pouco mais elaborada, geralmente envolvendo as quatro turmas (Infantil II a V). A escolha do título a ser trabalhado está vinculada à possibilidade de integrar os objetos de aprendizagem com a vivência de valores essenciais à formação do ser humano. Durante e ao final de cada contação, são feitos questionamentos acerca das atitudes das personagens, momento em que as crianças são chamadas à reflexão se tais práticas são ou não adequadas na convivência com os colegas e com os familiares. Além da reflexão, os discentes são convidados a expressar suas percepções acerca da literatura apresentada, onde são observados diversos aspectos inerentes ao desenvolvimento do estudante, que dizem respeito às competências 3 e 4 da BNCC e ao campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação”.

Além da contação, temos a Sacola Literária em cada sala de aula. Semanalmente um estudante é sorteado para levá-la para casa. Nela há uma literatura infantil, cartão com informações ao estudante e familiares, caderno para o registro da família e uma ficha de leitura que deverá ser preenchida pela criança. A família é convidada a participar dessa atividade, registrando suas considerações sobre a literatura infantil presente na sacola, que deve ser devolvida sempre a cada segunda-feira.

Os demais estudantes podem ir à biblioteca escolar e escolher uma literatura infantil para levar para casa, mas o encanto da Sacola Literária só através do sorteio semanal.

Durante a semana seguinte, há momentos específicos onde os estudantes vão falar sobre a literatura lida, expressando conhecimentos quanto a aspectos distintos tais como:
• título da literatura lida;
• autor;
• tema;
• personagens principais com suas características;
• local onde a história se passa;
• mensagem etc.

Para concluir, o estudante tece comentários acerca da indicação ou não indicação da obra para os colegas, justificando o porquê.
Ao final de cada bimestre, uma literatura infantil é escolhida pelas professoras e transformada em peça teatral, cujos personagens são incorporados pelas docentes da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, numa apresentação mais elaborada. A apresentação é feita no auditório do Colégio, contando com cenário e figurino específicos. Em “tempos normais” as crianças da Educação Infantil também integram o elenco.

Geralmente a escolha das literaturas infantis a serem apresentadas em espetáculo teatral bem como a que estará presente na Sacola Literária semanalmente estão em consonância com o aspecto “Desenvolvimento Humano – 7 Atitudes para a Vida, vislumbrando o desenvolvimento e a prática de competências socioemocionais capazes de contribuir para a organização do pensamento e para o desenvolvimento e cultivo de relações pessoais mais respeitosas e significativas”, que integra o material didático do Sistema Farias Brito.

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