Projeto Ler é uma Aventura – Escola Letras de Alfenin Coopecigo – Goiás-GO

Boas Práticas SFB tem o […]

13 de junho de 2023

Boas Práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês mais um projeto, desta vez, apresentado pela Escola Letras de Alfenin Coopecigo, nossa parceira de Goiás-GO, e idealizado pelas professoras Rosa Helena Toledo, Tatiana Borges, Menira Curado e Valdenice Neves. 

Projeto: Ler é uma Aventura 

Período de execução: Primeiro semestre de 2022 

Público-alvo: Crianças do 2º ao 5º ano 

Objetivos gerais: 

Despertar nos estudantes o prazer pela leitura literária. 

Descrição: O projeto acontece semestralmente, todos dos anos, visando a desenvolver nos educandos a prática da leitura compartilhada, individual, silenciosa, em voz alta e, principalmente, aquela feita por prazer, proporcionada pela sensação de tocar, cheirar, folhear e apreciar um livro, descobrindo o que ele tem a oferecer. Esse projeto não é uma ferramenta de avaliação quantitativa, ou seja, não há nota para a participação. Contudo, por meio dele é possível avaliar a criança em diferentes aspectos socioemocionais e cognitivos, uma vez que, ao final de cada semestre, a culminância se dá com um divertido jogo de “passa ou –repassa” com perguntas sobre os livros lidos. Com o projeto, percebemos como as leituras ampliam o vocabulário, melhoram a habilidade escrita e a fluência leitora, enriquecem o conhecimento sobre outros povos e culturas, e agregam nos estudos direcionados pelos livros do SFB, visto que muitos deles abordam diferentes temáticas e conversam com conteúdos propostos em cada série, trabalhando a interdisciplinaridade entre a Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História e Matemática. Com a prática desse projeto e com o jogo de “passa –ou –repassa”, as crianças também desenvolvem consciência emocional, autoestima, autoconfiança, autocontrole emocional, tolerância a frustração, habilidade de interação social, consciência de grupo, cooperação e ajuda, autonomia, entre outros. No início do semestre são selecionados em torno de 80 livros, que são disponibilizados por série. Ao longo desse período, as crianças fazem as leituras no ambiente escolar e em casa, realizando trocas periódicas, a fim de ler todos os títulos disponibilizados para a sua turma. Os educandos também são incentivados a produzir textos e cartas, além de fazer perguntas sobre os livros e comparações com conteúdos trabalhados, para se apropriarem ainda mais dos conhecimentos adquiridos com as leituras.  Ao final, como já citado anteriormente, todas as turmas envolvidas participam do jogo de “passa ou repassa” com perguntas sobre os livros. É um projeto muito rico e envolvente. 

plugins premium WordPress