Projeto Expomática – Colégio Alternativo – COOPECIGO – Goiás-GO

Boas Práticas SFB tem o […]

31 de maio de 2023

Boas Práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês mais um projeto, desta vez, apresentado pelo Colégio Alternativo – COOPECIGO, nosso parceiro de Goiás-GO, e idealizado pela professora Rosimar Rodrigues. 

Projeto: Expomática – Jogos de Matemática 

Período de execução: Agosto e Setembro de 2022 

Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental Anos Finais 

Objetivos gerais: 

  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático; 
  • Estimular a memória; 
  • Vivenciar momentos de descontração e alegria e, assim, adquirir mais gosto pela Matemática; 
  • Desenvolver cálculos mentais com mais segurança; 
  • Criar estratégias de jogos; 
  • Estimular a concentração e a observação; 
  • Confeccionar jogos matemáticos, observando seu uso como recurso pedagógico para ensinar Matemática de maneira lúdica. 

Descrição: 

O projeto Expomática – Jogos de Matemática foi proposto, como atividade avaliativa, para acontecer em etapas, sob orientação das professoras de Matemática, Rosimar Rodrigues, e de Arte, Lívia Vergara. Foi iniciado com a revisão geral dos conteúdos trabalhados, seguido da confecção dos jogos matemáticos e da culminância do projeto. 

A revisão geral dos conteúdos aconteceu em sala de aula, com uso de livros, quadro branco e slides. Em seguida, os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais iniciaram a confecção dos jogos na escola, finalizando em casa.   

Na data prevista, os Jogos Matemáticos foram apresentados para os alunos do Ensino Médio, no pátio da escola, durante o período de aula. Nesse momento, todos os alunos puderam jogar, tirar dúvidas e trocar experiências. No contra turno foram apresentados aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, finalizando com a doação dos Jogos Matemáticos para essas turmas. 

O projeto Expomática – Jogos de Matemática, foi incluído nos projetos permanentes da escola no ano de 2022, com previsão de acontecer novamente, no primeiro semestre de 2023. 

O jogo é um processo que auxilia a evolução das crianças e adolescentes. Ele explora a capacidade de análise, a atenção, a observação, o vocabulário, a linguagem e outras capacidades próprias do ser humano. Por meio dos jogos, o estudante passa a compreender e a utilizar regras que serão empregadas no processo de ensino-aprendizagem.