Projeto Colo, Carinho e Diversão – Colégio Pólos – Iguatu-CE

Boas Práticas SFB tem o […]

17 de fevereiro de 2023

Boas Práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês mais um projeto, desta vez, apresentado pelo Colégio Pólos, nosso parceiro de Iguatu-CE, idealizado pelos professores da educação infantil.

Projeto: Colo, Carinho e Diversão

Período de Execução: De 23 de janeiro a 10 de fevereiro de 2023.

Público-alvo: Alunos da Educação Infantil.

Objetivo:

  • Acolher as crianças nos primeiros dias de aula, a fim de adaptá-las à rotina escolar, contando com o apoio das famílias;
  • Desenvolver o vínculo entre as crianças, os profissionais da escola e as famílias;
  • Conhecer a rotina da escola, as propostas de atividades, o material e os recursos didáticos que compõem a proposta pedagógica escolar para aquela faixa etária/nível de ensino.

Descrição:

A fase de adaptação das crianças é importantíssima e requer muito cuidado, pois é o momento de inserção dos pequenos à vida em comunidade. No Colégio Pólos respeitamos o tempo das crianças e das famílias, por conseguinte prestamos todas as orientações e acolhimento para que o processo seja saudável. Tudo bem planejado e com muito zelo!
Na primeira semana os pequenos permanecem pouco tempo na escola, até que eles se acostumem com o espaço e os profissionais. Essa passagem é crucial para as crianças perderem o medo de ficar no ambiente escolar e se sentirem seguras para aprender e conviver com os outros.
Neste início, as famílias participam na companhia da criança das atividades de acolhida para gradualmente obterem segurança e conforto para deixá-los sob os cuidados da escola.
É importante lembrar que é nesse período que se estabelece um vínculo entre as crianças, a escola e as famílias. Para que esse processo seja adequado, desenvolvemos atividades lúdicas como contação de história, musicalização, artes plásticas e atividades ao ar livre. Tudo planejado para encantar e desenvolver as potencialidades dos pequenos.
As crianças, as famílias e a escola compõem assim, a parceria necessária para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais, partindo da proposta pedagógica da escola, do material didático utilizado (Sistema Farias Brito), as crianças imaginam, criam, vivenciam, experimentam cada etapa da trajetória escolar, envolvidos em um contexto sobretudo, muito acolhedor.