Planejamentos estratégico, tático e operacional como ferramentas para a gestão escolar
Existem muitas palavras que parecem […]
27 de julho de 2023Existem muitas palavras que parecem […]
27 de julho de 2023Existem muitas palavras que parecem caminhar coladas, saem sozinhas da boca, como, por exemplo, “calor escaldante”, “ente querido” e “último adeus”. Quem nunca usou uma dessas duplas para tentar descrever algo ou transmitir uma sensação? Podem ser consideradas clichês, mas fazem todo o sentido juntas. Na escola, “planejamento” e “escolar” poderiam entrar para este conjunto, pois uma instituição de ensino sem planejamento não é uma opção possível!
Sim, o planejamento é uma operação essencial e inerente ao comportamento humano, fazemos planos e decisões a todo o momento. Desde o instante em que acordamos estamos realizando escolhas e tomando decisões; o processo de sair de casa demanda uma série de respostas para questões do dia a dia, como: quais roupas vestir? Isso nos levará a pensar na previsão da meteorologia e na sequência de compromissos que teremos durante o dia. Escovar os dentes antes ou depois do café da manhã? Aqui, temos um hábito cultural que muda muito de família para família. Na hora de romper o jejum, vamos de café ou apenas comeremos uma fruta? Além de ser uma decisão fisiológica, devemos lembrar que trata-se de uma escolha atrelada aos suprimentos disponíveis na cozinha naquele momento. Então, sempre estamos tomando decisões, elaborando planos, mesmo que pequenos e instantâneos, que ficam apenas no âmbito das ideias, nada precisa estar escrito.
Sendo assim, podemos dizer, de maneira simples, que planejar é identificar as necessidades de determinada realidade, sistematizar ideias ou ações para suprir essas necessidades e, por fim, agir de acordo com essas ideias, tendo como propósito, atingir os objetivos determinados. Nesse sentido, ao pensarmos no processo de ensino-aprendizagem, é necessário sistematizar planos, contemplando intenções e muita qualidade, para que possam ser seguidos e alcançar objetivos e metas.
Planejamento é uma atividade fundamental em qualquer tipo de organização, incluindo escolas e instituições educacionais. Na gestão escolar, os planejamentos estratégico, tático e operacional são três pilares de planejamento distintos e igualmente importantes, utilizados nos diferentes níveis da organização.
O planejamento estratégico é de longo prazo, responsável por analisar o ambiente interno e externo da escola, incluindo fatores como a legislação vigente, a comunidade escolar, as expectativas dos alunos, a qualidade do ensino e da aprendizagem, os recursos disponíveis e as tendências educacionais. A partir dessa análise, é possível definir a visão da escola, isto é, uma declaração inspiradora que descreve o futuro desejado para a instituição, e a missão da escola, ou seja, definir o propósito e o foco da escola. Assim, pode-se estabelecer objetivos e metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido.
O planejamento tático é de médio prazo e tem como objetivo principal estabelecer um plano detalhado para alcançar o que foi estabelecido no planejamento estratégico, atingindo as metas e objetivos definidos. A parte tática desenvolve um plano de ação detalhado, com as etapas necessárias. Além disso, também deve definir recursos determinados, como por exemplo, orçamento, equipe (incluindo as responsabilidades dos membros), materiais e tecnologia.
O planejamento operacional é de curto prazo e se concentra em implementar o plano, isto é, colocá-lo em ação, acompanhando regularmente o seu progresso. Esta etapa inclui as atividades diárias da escola e deve garantir que as responsabilidades dos membros da instituição escolar estejam sendo realizadas da melhor forma. O planejamento operacional é responsável por avaliar regularmente o progresso e sinalizar se há necessidade de realizar ajustes no plano, para garantir que as metas sejam alcançadas.
Existem diversas metodologias de gestão escolar que abordam os planejamentos estratégico, tático e operacional, cada uma com características e abordagens específicas. De acordo com a linha que será seguida, os desdobramentos poderão ser realizados e os objetivos e metas atingidos. Vamos explorar algumas delas?
A gestão democrática busca promover a participação ativa de todos os envolvidos na escola (alunos, professores, pais, funcionários) nas decisões e na construção do projeto pedagógico. Essa metodologia valoriza a transparência, a comunicação e a colaboração, e busca incentivar a autonomia e o protagonismo dos diferentes grupos. Neste caso, todos os níveis do planejamento são trabalhados, seguindo o mesmo método: cooperação e envolvimento.
Ao falarmos em gestão democrática, a imagem mais comum que nos vem à cabeça é a de uma assembleia, em que todos possam participar, expondo pontos de vista, decidindo juntos. Neste tipo de gestão, portanto, as ferramentas de comunicação e de colaboração são essenciais, pois podem potencializar a participação da comunidade escolar nos planos e decisões da instituição. Diversos meios podem ser utilizados, sejam eles on-line ou off-line, tendo como foco a possibilidade de abertura e participação: fóruns, chats, enquetes. Assim todos podem interagir e colaborar com os caminhos que serão escolhidos para atingir os objetivos. Entretanto, devemos lembrar que a gestão democrática é de duas vias, assim, sempre devem ocorrer informes e feedbacks do que está sendo realizado. Uma “prestação de contas” para a comunidade escolar é fundamental: apresentar se os objetivos e metas estão, ou não, sendo atingidos e se é necessário alterar ou retomar algum assunto.
A gestão por competências é uma metodologia que busca identificar as competências necessárias para o bom desempenho das atividades na escola e, assim, desenvolver estratégias para promover o seu desenvolvimento. Essa abordagem é baseada em um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que são considerados essenciais para o sucesso das atividades escolares. Ou seja, principalmente o planejamento operacional considera as competências que devem ser trabalhadas para que os objetivos e metas sejam atingidos. Nesta linha de gestão, as diversas modalidades de competências devem ser consideradas: técnicas, comportamentais e funcionais.
As competências técnicas abrangem as habilidades e os conhecimentos específicos que são os carros-chefe para o bom desempenho da instituição. Sendo assim, é fundamental fazer uma avaliação da estrutura da escola e dos seus colaboradores para fornecer insumos para que os profissionais possam exercer as suas funções da melhor maneira possível. As competências comportamentais estão relacionadas às atitudes esperadas e essenciais dos colaboradores, como, por exemplo, trabalhar em equipe, ser criativo. Dessa forma, a escola deve encorajar as características atitudinais dos participantes da instituição e reconhecer quando estão aplicando-as no ambiente escolar. As competências funcionais são relacionadas às características necessárias e esperadas para cada função. Por exemplo, para uma pessoa que exerça o cargo de gerente de compras, habilidades e organização e negociação devem ser bem desenvolvidas.
A gestão por processos é uma metodologia que busca otimizar a gestão escolar por meio da identificação e análise dos processos envolvidos nas atividades da escola. Essa abordagem busca mapear e melhorar os processos de forma a aumentar a eficiência e a qualidade da gestão escolar.
Neste tipo de gestão, os planejamentos tático e operacional são acompanhados de perto: o enfoque está nos planos de ação e nas maneiras que os planos são implementados e executados. Existem ferramentas específicas que podem contribuir com essas tarefas, como estabelecer uma matriz de prioridades, auxiliando na organização das atividades da instituição. Outro exemplo é implementar o chamado Seis Sigma, uma forma de acompanhar o passo a passo dos processos internos, com objetivo de torná-los mais eficientes.
A gestão por resultados é uma metodologia que busca focar nos resultados que devem ser alcançados pela escola, medindo e monitorando indicadores de desempenho. Essa abordagem busca estabelecer metas e objetivos claros e mensuráveis, e desenvolver estratégias para alcançá-los. Para realizar este trabalho, entre as ferramentas de gestão escolar deve existir um trabalho em cima das métricas de desempenho para acompanhar os principais números e dados. Há também que se estabelecer planos de ação para que os objetivos sejam atingidos. Dessa forma, todos os pilares do planejamento possuem este olhar: atingir resultados.
A gestão por projetos busca promover a construção de projetos pedagógicos que envolvam toda a comunidade escolar. Essa abordagem busca incentivar a colaboração e a participação de todos os envolvidos na escola na construção e execução de projetos que o ensino e a aprendizagem. Este tipo de gestão conta, principalmente, com a utilização das metodologias ativas: os estudantes são encorajados a realizarem o processo de ensino-aprendizagem por meio da investigação e do trabalho coletivo. Todas as esferas do planejamento escolar podem ser envolvidas nesse modelo de gestão, visto que é uma maneira de engajamento coletivo.
É importante destacar que essas metodologias de gestão não são excludentes, e muitas escolas adotam uma combinação de diferentes abordagens, de acordo com as suas necessidades e objetivos específicos, definidos no planejamento.
Voltemos para o motivo das palavras “planejamento” e “escolar” caminharem juntas: gestão e organização são imprescindíveis para o sucesso escolar – assim a escola contará com a tendência de gerar resultados sólidos, alcançáveis e previsíveis. Pensando em tudo isso, fica a pergunta: como está o planejamento escolar da sua instituição?