Planejamentos de Aulas: a importância e como elaborar!

Com o objetivo de garantir […]

22 de agosto de 2024

Com o objetivo de garantir a estruturação e eficácia do processo educativo, o planejamento de aulas é uma prática essencial para o professor. 

O planejamento permite ao professor, organizar os conteúdos a serem abordados, definir objetivos claros, estratégias de ensino e formas de avaliação.

Permitindo adaptar o ensino para as necessidades específicas de cada estudante, o planejamento de aula facilita a criação de um ambiente de aprendizado mais dinâmico e envolvente.

Um planejamento eficiente também auxilia o professor na gestão do seu tempo em sala de aula, equilibrando momentos de teoria e prática com maior facilidade. Assim, a experiência de aprendizado dos estudantes se torna mais significativa, impactando inclusive no seu desempenho e evolução.

Neste artigo, vamos explicar o que é um planejamento educacional, no que consiste um plano de aulas, quem é responsável por esse planejamento, além de trazer dicas de como elaborar um bom planejamento educacional. Confira!

O que é um planejamento de aula?

Menina usando camiseta roxa sorri enquanto faz lição

Funcionando como um mapa para orientar o desenvolvimento dos estudantes e o trabalho do professor, o planejamento de aula é um documento que conecta os objetivos de aprendizagem com as atividades propostas.

O planejamento aponta o que é esperado do aprendizado dos alunos e como essa meta será alcançada, trazendo maior eficácia para a prática pedagógica. Além disso, essa organização traz flexibilidade e dinamismo para a sala de aula, considerando a necessidade de cada estudante.

Além disso, esse documento é também um registro de tudo que foi planejado e executado com as diferentes turmas, permitindo um acompanhamento preciso pela instituição. Assim, torna-se mais fácil também visualizar possibilidades de melhoria e executar mudanças necessárias.

Importância do plano de aula segundo a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresenta o plano de aula como uma ferramenta essencial, para que os alunos adquiram habilidades necessárias durante a Educação Básica, como pensamento crítico, criatividade e colaboração.

De acordo com as diretrizes da BNCC, os professores são orientados a elaborar atividades que respeitam os objetivos específicos de cada componente curricular. Nessa linha, o plano de aula deve priorizar experiências significativas e contextualizadas para o estudante, ao invés da memorização de conteúdos.

Segundo a BNCC, um bom plano de aula deve propor atividades que envolvem o estudante ativamente, promovendo um aprendizado mais duradouro e relevante.

 

Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre os campos de experiência da BNCC

O que deve ter no planejamento de aula?

Um bom planejamento de aula deve trazer alguns elementos essenciais, como:

Objetivos de aprendizagem: a definição de objetivos de aprendizagem claros, para organizar as atividades e informar aos estudantes o que é esperado deles;

Métodos e estratégias: o plano deve trazer táticas de ensino que buscam engajar os alunos, com práticas ativas e colaborativas que incentivam a participação e interesse dos estudantes;

Filosofia educacional: mais do que um guia útil para o professor, o plano deve refletir a filosofia educacional da escola;

 

Necessidades dos alunos: o plano de aula deve sempre se permitir ser alterado e adaptado, de acordo com as necessidades de cada estudante, levando em conta também o contexto dos alunos;

Habilidades gerais da Educação Básica: o plano de aula também deve levar em conta as 10 habilidades gerais da Educação Básica estabelecidas pela BNCC. Elas buscam assegurar que as aulas desenvolvam o estudante de forma completa, com habilidades acadêmicas, sociais e emocionais.

Saiba mais: Dificuldade de aprendizagem: o que é, quais são os sinais e como lidar?

Quem faz o planejamento de aula?

A realização do planejamento de aula consiste em um trabalho conjunto entre gestores e professores.

Enquanto os gestores estabelecem as diretrizes e filosofias educacionais da instituição presentes no plano, para guiar o planejamento de práticas eficazes, os professores alinham as suas estratégias com as diretrizes estabelecidas para atender as necessidades dos alunos.

Quais são os tipos de planejamento de aula?

 

Para garantir a qualidade do ensino e a adaptação ao contexto dos estudantes, existem alguns tipos diferentes de planejamento de aula, que vamos detalhar a seguir: 

Planejamento anual: oferece uma visão geral dos conteúdos a serem abordados durante o ano letivo;

Planejamento mensal: detalha os tópicos a serem trabalhados em cada mês;

Planejamento diário: foca na execução de atividades específicas em aula.

 

Funcionando de forma complementar, cada uma dessas formas de planejamento permite que o professor se organize e ajuste seus métodos de ensino, levando em consideração as necessidades dos estudantes e as metas da escola.

Como se faz um planejamento de aula?

 

Para elaborar um bom planejamento de aula, é importante primeiro que os gestores da escola definam e apresentem aos professores, o que a escola pretende ensinar e quais expectativas ela tem em relação aos estudantes.

Com essas informações em mãos, os professores organizam seus objetivos, recursos didáticos e métodos de avaliação, tornando mais fácil apresentar atividades que atendam as necessidades dos estudantes.

Em casos de imprevistos e identificação de problemas com o plano de aula, é essencial que ele possa ser adaptado acompanhando a dinâmica da turma e as dificuldades dos estudantes 

Hoje, com o avanço das tecnologias, os gestores e professores têm acesso a ferramentas digitais como o superApp Diário Escola, que oferece recursos inovadores para o planejamento das aulas. Permitindo registrar atividades e facilitar a comunicação entre professores e estudantes, a ferramenta busca facilitar e trazer dinâmica para a organização da sala de aula.

 

Dicas para um bom plano de aula

Para elaborar um bom plano de aula para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio é importante levar em conta o nível de conhecimento dos estudantes, a carga horária e os recursos didáticos disponíveis.

Confira abaixo algumas dicas para elaborar um bom plano de aula:

  • Definir objetivos claros e possíveis de serem alcançados;
  • Propor atividades lúdicas e interativas;
  • Adaptar o conteúdo para o nível de ensino;
  • Estabelecer ligações entre atividades;
  • Incentivar o envolvimento dos estudantes;
  • Usar recursos didáticos diversificados e acessíveis;
  • Promover a inclusão;
  • Observar a evolução do aprendizado;
  • Revisar o plano e estabelecer mudanças necessárias.

Essas dicas facilitam que o professor crie com sucesso um ambiente de aprendizagem mais estimulante e produtivo para os estudantes.

 

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Conclusão

Ao longo deste texto, conseguimos perceber que o planejamento de aula não apenas orienta o trabalho do professor, mas também possibilita o aprimoramento da educação, garante a qualidade do ensino e permite o desenvolvimento pleno do estudante.

Tamanha é a importância do plano de aula, que a BNCC estabelece diretrizes diversas orientando professores quanto às melhores práticas para a elaboração deste importante documento.

Vimos que o planejamento de aula, organizado de forma conjunta por gestores e professores, deve apresentar alguns pontos essenciais, como: objetivos de aprendizagem, métodos e estratégias de ensino, filosofia educacional, para atender com eficácia as necessidades dos alunos e desenvolver neles as habilidades gerais da Educação Básica.

Organizados de forma anual, mensal e diária, um bom planejamento de aula deve buscar sempre a criação de um ambiente de aprendizagem mais estimulante e produtivo para os estudantes.