A importância da pesquisa de satisfação para as escolas!
Essenciais para compreender profundamente e […]
14 de fevereiro de 2025Essenciais para compreender profundamente e […]
14 de fevereiro de 2025Essenciais para compreender profundamente e atender de forma significativa as necessidades dos estudantes e das famílias, as pesquisas de satisfação podem ser grandes aliadas das escolas e da gestão escolar, para construir um ambiente educacional saudável para o desenvolvimento dos estudantes.
As demandas dos alunos e de suas famílias vão sempre evoluir e mudar ao longo da sua trajetória educacional. Por isso, é essencial que as escolas estejam preparadas para apontar soluções práticas e efetivas para melhorar a qualidade do ensino, infraestrutura, atendimento e comunicação da escola.
Alinhando as práticas pedagógicas às necessidades da comunidade escolar, as instituições conseguem fazer do ambiente educacional um espaço de diálogo e transparência, que permite que toda a comunidade seja ouvida e valorizada.
Neste texto, vamos nos aprofundar na importância da pesquisa de satisfação, seus benefícios, desafios na implementação e como aplicá-la de forma eficiente nas escolas! Confira.
Amplamente utilizada em diversas áreas e tipos de negócios, a pesquisa de satisfação é uma ferramenta muito importante para avaliar a satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.
Coletando feedback dos seus consumidores, a pesquisa permite que as organizações compreendam se estão atendendo às expectativas do seu público e identifiquem pontos de melhoria. Utilizar essa ferramenta é uma estratégia muito eficaz para aprimorar a experiência do cliente e fortalecer a lealdade à marca.
Com os dados coletados pela pesquisa de satisfação, a empresa pode implementar mudanças em seus processos, contratações e utilização de novas ferramentas e tecnologias para potencializar sua atividade, além de identificar as características mais valorizadas pelos clientes, possibilitando a tomada de decisões de forma mais estratégica.
Além de coletar feedback dos clientes e entender a percepção do público em relação aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, a pesquisa de satisfação tem o objetivo de possibilitar a definição de novos caminhos e estratégias para que a organização fortaleça sua atuação de forma mais eficiente.
Mais do que medir a satisfação do cliente, a pesquisa permite que a empresa crie um canal direto de comunicação com o seu consumidor, estabelecendo confiança, transparência e segurança nesse relacionamento.
Ainda que estejam trabalhando com algo tão primordial quanto a educação, as escolas ainda são empresas e, assim, devem entender as expectativas dos seus clientes: os alunos e as suas famílias.
A partir das informações coletadas dos estudantes e pais, os gestores conseguem visualizar as áreas em que a escola está indo bem e as melhorias que podem ser implementadas. Assim, conseguem compreender como a experiência educacional oferecida pela instituição está sendo percebida.
Dessa forma, as opiniões dos alunos e pais são essenciais para a tomada de decisões, possibilitando melhorias nos serviços educacionais, ajustes curriculares, aperfeiçoamento na comunicação e no atendimento, avanços na infraestrutura e diversas outras adaptações necessárias.
No processo de implementar uma pesquisa de satisfação nas escolas, os gestores podem encontrar alguns desafios, como:
Para realizar uma pesquisa de satisfação eficiente, é importante seguir alguns passos específicos.
Em primeiro lugar, é importante que a escola planeje o processo, definindo os objetivos claros da pesquisa e a forma de identificar as expectativas dos clientes. As perguntas devem ser direcionadas de forma assertiva, com foco nas áreas primordiais envolvendo a experiência dos alunos e das famílias.
Feito o planejamento, vem o momento da coleta de opiniões, que deve ser estruturada cuidadosamente, incluindo perguntas que ajudam a identificar pontos de melhoria e a entender melhor as necessidades dos clientes.
Para fazer essa coleta e análise de dados de forma mais eficiente, as escolas podem utilizar de ferramentas integradas, que facilitam a consolidação das informações e ajudam a transpor as respostas coletadas em ações práticas nas escolas.
O Sistema Farias Brito conta com diversas soluções para apoiar a gestão das escolas e aprimorar a experiência dos clientes, como o APP Família.
A partir desse serviço, o SFB conecta a escola às famílias e promove benefícios como o fortalecimento da comunicação e o acompanhamento das atividades e do progresso acadêmico do aluno. Isso acontece por meio de mensagens instantâneas e do compartilhamento de eventos, calendário acadêmico, agenda escolar e muito mais.
O SFB sabe também que um atendimento de excelência é essencial para captar e fidelizar alunos. Por isso, as escolas parceiras recebem, anualmente, uma avaliação dos seus canais de atendimento realizada pelo nosso escritório de inteligência educacional exclusivo, o LDRAGO. O mapeamento avalia a eficácia dos seguintes canais de atendimento da escola:
Nesse texto, foi possível conhecer melhor as pesquisas de satisfação e a sua importância para as empresas como um todo, especificamente nas escolas, que trabalham com a demanda dos alunos e pais diariamente.
Vimos que, por meio da pesquisa de satisfação, as escolas podem compreender de forma detalhada os pontos fortes e fracos da instituição, visualizando o que os seus clientes estão esperando e como essas necessidades podem ser atendidas.
Além disso, as pesquisas são ótimas formas de identificar melhorias que devem ser aplicadas, potencializando os serviços oferecidos pela escola a partir de adaptações na estrutura, no atendimento, na comunicação e em diversos segmentos da instituição.
Com os valiosos dados coletados pela pesquisa de satisfação, as escolas podem implementar mudanças em seus processos, contratações, utilização de novas ferramentas e tecnologias para potencializar sua atividade, além de identificar as características mais valorizadas pelos alunos e pais, possibilitando a tomada de decisões de forma mais estratégica.