A importância da pesquisa de satisfação para as escolas!

Essenciais para compreender profundamente e […]

14 de fevereiro de 2025

Essenciais para compreender profundamente e atender de forma significativa as necessidades dos estudantes e das famílias, as pesquisas de satisfação podem ser grandes aliadas das escolas e da gestão escolar, para construir um ambiente educacional saudável para o desenvolvimento dos estudantes.

As demandas dos alunos e de suas famílias vão sempre evoluir e mudar ao longo da sua trajetória educacional. Por isso, é essencial que as escolas estejam preparadas para apontar soluções práticas e efetivas para melhorar a qualidade do ensino, infraestrutura, atendimento e comunicação da escola.

Alinhando as práticas pedagógicas às necessidades da comunidade escolar, as instituições conseguem fazer do ambiente educacional um espaço de diálogo e transparência, que permite que toda a comunidade seja ouvida e valorizada.

Neste texto, vamos nos aprofundar na importância da pesquisa de satisfação, seus benefícios, desafios na implementação e como aplicá-la de forma eficiente nas escolas! Confira.

O que é uma pesquisa de satisfação?

Amplamente utilizada em diversas áreas e tipos de negócios, a pesquisa de satisfação é uma ferramenta muito importante para avaliar a satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.

Coletando feedback dos seus consumidores, a pesquisa permite que as organizações compreendam se estão atendendo às expectativas do seu público e identifiquem pontos de melhoria. Utilizar essa ferramenta é uma estratégia muito eficaz para aprimorar a experiência do cliente e fortalecer a lealdade à marca.

Com os dados coletados pela pesquisa de satisfação, a empresa pode implementar mudanças em seus processos, contratações e utilização de novas ferramentas e tecnologias para potencializar sua atividade, além de identificar as características mais valorizadas pelos clientes, possibilitando a tomada de decisões de forma mais estratégica.

Qual é o objetivo da pesquisa de satisfação?

Além de coletar feedback dos clientes e entender a percepção do público em relação aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, a pesquisa de satisfação tem o objetivo de possibilitar a definição de novos caminhos e estratégias para que a organização fortaleça sua atuação de forma mais eficiente.

Mais do que medir a satisfação do cliente, a pesquisa permite que a empresa crie um canal direto de comunicação com o seu consumidor, estabelecendo confiança, transparência e segurança nesse relacionamento.

Importância da pesquisa de satisfação para as escolas

Ilustração de um lápis vermelho preenchendo diversos quadrados vazios.

Ainda que estejam trabalhando com algo tão primordial quanto a educação, as escolas ainda são empresas e, assim, devem entender as expectativas dos seus clientes: os alunos e as suas famílias.

A partir das informações coletadas dos estudantes e pais, os gestores conseguem visualizar as áreas em que a escola está indo bem e as melhorias que podem ser implementadas. Assim, conseguem compreender como a experiência educacional oferecida pela instituição está sendo percebida.

Dessa forma, as opiniões dos alunos e pais são essenciais para a tomada de decisões, possibilitando melhorias nos serviços educacionais, ajustes curriculares, aperfeiçoamento na comunicação e no atendimento, avanços na infraestrutura e diversas outras adaptações necessárias.

Desafios na implementação de pesquisas de satisfação

No processo de implementar uma pesquisa de satisfação nas escolas, os gestores podem encontrar alguns desafios, como:

  • resistência da comunidade escolar a mudanças;
  • dificuldade em lidar com burocracias;
  • falta de engajamento de alunos e pais;
  • diversidade de opiniões, que pode dificultar a coleta de feedback qualitativo e quantitativo.

Como se faz uma pesquisa de satisfação?

Uma mulher, uma menina e um homem sentados em uma mesa olhando para a tela de um computador.

Para realizar uma pesquisa de satisfação eficiente, é importante seguir alguns passos específicos.

Em primeiro lugar, é importante que a escola planeje o processo, definindo os objetivos claros da pesquisa e a forma de identificar as expectativas dos clientes. As perguntas devem ser direcionadas de forma assertiva, com foco nas áreas primordiais envolvendo a experiência dos alunos e das famílias.

Feito o planejamento, vem o momento da coleta de opiniões, que deve ser estruturada cuidadosamente, incluindo perguntas que ajudam a identificar pontos de melhoria e a entender melhor as necessidades dos clientes.

Para fazer essa coleta e análise de dados de forma mais eficiente, as escolas podem utilizar de ferramentas integradas, que facilitam a consolidação das informações e ajudam a transpor as respostas coletadas em ações práticas nas escolas.

Soluções do SFB para o apoio na gestão das escolas

O Sistema Farias Brito conta com diversas soluções para apoiar a gestão das escolas e aprimorar a experiência dos clientes, como o APP Família.

A partir desse serviço, o SFB conecta a escola às famílias e promove benefícios como o fortalecimento da comunicação e o acompanhamento das atividades e do progresso acadêmico do aluno. Isso acontece por meio de mensagens instantâneas e do compartilhamento de eventos, calendário acadêmico, agenda escolar e muito mais.

O SFB sabe também que um atendimento de excelência é essencial para captar e fidelizar alunos. Por isso, as escolas parceiras recebem, anualmente, uma avaliação dos seus canais de atendimento realizada pelo nosso escritório de inteligência educacional exclusivo, o LDRAGO. O mapeamento avalia a eficácia dos seguintes canais de atendimento da escola:

 

  • Atendimento telefônico (cliente oculto);
  • Atendimento por e-mail (cliente oculto);
  • Qualidade da comunicação e facilidade de localização das redes sociais;
  • Qualidade da comunicação e facilidade de localização do site da instituição;
  • Evolução do número de alunos na instituição.

Conclusão

Nesse texto, foi possível conhecer melhor as pesquisas de satisfação e a sua importância para as empresas como um todo, especificamente nas escolas, que trabalham com a demanda dos alunos e pais diariamente.

Vimos que, por meio da pesquisa de satisfação, as escolas podem compreender de forma detalhada os pontos fortes e fracos da instituição, visualizando o que os seus clientes estão esperando e como essas necessidades podem ser atendidas.

Além disso, as pesquisas são ótimas formas de identificar melhorias que devem ser aplicadas, potencializando os serviços oferecidos pela escola a partir de adaptações na estrutura, no atendimento, na comunicação e em diversos segmentos da instituição.

Com os valiosos dados coletados pela pesquisa de satisfação, as escolas podem implementar mudanças em seus processos, contratações, utilização de novas ferramentas e tecnologias para potencializar sua atividade, além de identificar as características mais valorizadas pelos alunos e pais, possibilitando a tomada de decisões de forma mais estratégica.