Os benefícios da musicalização na Educação Infantil!

A Educação Infantil é uma […]

19 de novembro de 2024

A Educação Infantil é uma etapa da Educação Básica que permite a utilização de diversas abordagens pedagógicas e metodologias inovadoras, que são muito benéficas para o aprendizado e desenvolvimento das crianças com práticas lúdicas, imersivas e interativas.

Nessa linha, a musicalização é uma prática muito interessante e cada vez mais reconhecida e aplicada na Educação Infantil, como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral das crianças, trabalhando com habilidades essenciais para diversas áreas de suas vidas.

Explorando ritmos, melodias e harmonias diversas, as crianças exploram e desenvolvem suas capacidades motoras e sensoriais, estimulando também suas habilidades socioemocionais, fortalecendo a comunicação e a expressão individual através da música.

No texto a seguir, vamos explorar os benefícios da musicalização na Educação Infantil, apontando as diversas formas como ela contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais nas crianças, através de um aprendizado lúdico e significativo. Confira!

 

O que é musicalização na Educação Infantil?

No contexto educacional, a musicalização consiste na prática de atividades lúdicas e participativas, envolvendo os estudantes no aprendizado de conceitos e técnicas musicais, que favorecem o desenvolvimento de suas habilidades de atenção, memória e linguagem, além de estimular a criatividade e expressão pessoal dos alunos.

Na etapa da Educação Infantil, a prática da musicalização é muito importante para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, promovendo a interação entre os alunos e fortalecendo as suas habilidades de empatia, trabalho em grupo e respeito ao espaço do outro, além de contribuir para o seu equilíbrio emocional pela expressão de sentimentos e contato com as próprias emoções, de forma saudável.

 

O que se trabalha na musicalização?

A musicalização na Educação Infantil utiliza da prática de atividades musicais como cantigas de roda, exploração de instrumentos e contação de histórias musicais, para envolver as crianças em vivências e aprendizados que desenvolvam a sua expressão criativa e aprimorem habilidades essenciais.

Promovendo interação social, desenvolvimento da linguagem, estimulando a coordenação motora e a percepção auditiva, as atividades musicais integradas ao currículo da Educação Infantil possibilitam às crianças aprendizados diversos sobre cultura, ritmos, empatia e o desenvolvimento da sua inteligência emocional.

 

Qual é o objetivo da musicalização na Educação Infantil?

Menino com a boca aberta, vestindo uma camiseta vermelha, com as mãos em um fone de ouvido, sob um fundo azul.

A musicalização na Educação Infantil não busca formar músicos, mas estimular o desenvolvimento integral das crianças e promover o seu bem-estar, atuando nas esferas cognitiva, emocional e social através de atividades musicais.

Com a musicalização as crianças são estimuladas a desenvolver suas habilidades de atenção, memória e criatividade que vão favorecer muito o seu aprendizado ao longo de toda a vida. 

Explorando ritmos, melodias e harmonias, os alunos também ampliam a sua percepção de mundo, explorando seus sentidos e compreendendo as suas emoções em uma conexão mais profunda com o ambiente do qual elas fazem parte.

A musicalização objetiva também o desenvolvimento social das crianças, favorecendo a interação e colaboração entre os alunos, com trabalhos em grupo fomentando sempre o respeito à diversidade.

 

Quais são os benefícios da musicalização infantil?

A musicalização aplicada na Educação Infantil traz diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças, como:

  • amplia a percepção sonora;
  • permite que as crianças identifiquem e apreciem diferentes ritmos, melodias e timbres;
  • enriquece o entendimento do mundo ao redor;
  • favorece a curiosidade e a exploração;
  • estimula o desenvolvimento cognitivo;
  • promove habilidades como atenção, memória e raciocínio lógico;
  • ensina a organizar informações e a apresentar ideias de maneira estruturada;
  • estimula a comunicação e interação entre os alunos;
  • cria um clima mais interessante na escola;
  • estimula as crianças a compartilhar suas emoções e ideias;
  • fortalece laços de amizade e cooperação;
  • contribui para o desenvolvimento emocional e social dos pequenos.

Como a neurociência avalia a musicalização?

A eficácia e importância da musicalização na Educação Infantil, é fortalecida pela visão da neurociência, que avalia essa prática como uma ferramenta relevante e poderosa para o desenvolvimento integral das crianças.

Já foi comprovado por estudos que a prática musical estimula diversas áreas do cérebro, promovendo assim o desenvolvimento cognitivo do ser humano, melhorando habilidades diversas como memória, atenção e raciocínio lógico.

A neurociência confirma também o papel da musicalização em benefício do desenvolvimento emocional das pessoas, formando indivíduos mais sensíveis através da expressão de sentimentos e desenvolvimento da empatia.

O aspecto social também se desenvolve na musicalização, segundo a neurociência, envolvendo os indivíduos em experiências de colaboração e comunicação.

 

Estratégias práticas para implementar a musicalização nas escolas

Grupo de crianças tocando flauta, com destaque para um menino com uma flauta verde.

Confira abaixo algumas estratégias e práticas eficazes para implementar a musicalização na Educação Infantil:

Crie um ambiente musical: utilizando instrumentos simples, feitos até de materiais recicláveis como garrafas PET, é possível incentivar a exploração sonora das crianças.

Atividades rítmicas: atividades envolvendo movimentos de batucada, usando palmas e pés, promovem a coordenação motora e o trabalho em equipe.

Cantos e canções: seja com músicas conhecidas ou criações das crianças, integrar cantos e canções é uma forma de estimular a expressão pessoal.

Envolvimento da comunidade escolar: para potencializar as atividades de musicalização, é muito benéfico estimular a participação das famílias, fortalecendo o vínculo com as crianças e a escola.

 

Como a musicalização está alinhada com as diretrizes da BNCC?

A musicalização infantil está diretamente ligada com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no campo de experiências: “Traços, sons, cores e formas”. Esse campo da BNCC envolve o desenvolvimento da expressão de sentimentos, criatividade e comunicação nas crianças, que são fortalecidas pela musicalização como já vimos neste texto.

Em outra ligação com a BNCC, a musicalização reforça os direitos de aprendizagem, como conviver, brincar e explorar, oferecendo um espaço para a convivência social, através das experiências musicais, onde as crianças aprendem a trabalhar em grupo, respeitar o outro e compartilhar suas ideias.

 

Conclusão

Neste texto conhecemos mais sobre o conceito da musicalização, que não envolve a formação de músicos e profissionais da área musical, mas sim, busca favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes através de atividades musicais que beneficiam e fortalecem habilidades diversas do ser humano.

Assim, a musicalização tem um papel muito importante no contexto educacional, ainda mais quando colocada em prática na Educação Infantil, uma vez que as atividades musicais são capazes de estimular aspectos cognitivos, emocionais e sociais das crianças.

Memória, raciocínio lógico, criatividade, atenção, expressão pessoal, são algumas das capacidades beneficiadas pela musicalização na Educação Infantil, fazendo com que essa prática seja reconhecida como eficaz e importante para o desenvolvimento das crianças pela própria BNCC.