O que é multidisciplinaridade e como ela pode te ajudar a se comunicar com outras áreas educacionais?

A multidisciplinaridade é uma abordagem […]

1 de abril de 2024

A multidisciplinaridade é uma abordagem que busca integrar diferentes disciplinas em um mesmo projeto ou atividade, valorizando as diferentes perspectivas e saberes de cada uma. 

No Ensino Médio, é uma forma de estimular os alunos a desenvolverem competências e habilidades que serão exigidas no mundo atual, como a capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipe, de se comunicar efetivamente e de se adaptar a diferentes contextos.

Mas qual é a diferença entre multidisciplinaridade e interdisciplinaridade? E quais são os benefícios de colocar em prática a multidisciplinaridade na escola? 

Neste artigo, vamos responder essas perguntas e mostrar como você pode trabalhar a multidisciplinaridade em sala de aula com foco nos vestibulares. Acompanhe!

 

O que é multidisciplinaridade?

A multidisciplinaridade é uma forma de organizar o conhecimento que busca relacionar diferentes disciplinas em torno de um tema ou problema comum, sem perder a identidade e a autonomia de cada uma. 

Por exemplo: em um projeto sobre sustentabilidade, os alunos podem estudar aspectos biológicos, químicos, físicos, geográficos, históricos, sociais e econômicos do tema, utilizando os conceitos e métodos de cada disciplina.

Ela permite que os alunos ampliem seus horizontes e compreendam melhor a complexidade da realidade, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e comunicativas. 

Também estimula a criatividade, a curiosidade e o senso crítico dos alunos, que podem explorar diferentes formas de aprender e expressar seus conhecimentos.

 

O que é multidisciplinaridade no Ensino Médio?

A multidisciplinaridade é uma abordagem que busca integrar diferentes disciplinas em um mesmo projeto ou atividade, valorizando as diferentes perspectivas e saberes de cada uma. No Ensino Médio, é uma forma de estimular os alunos a desenvolverem competências e habilidades que serão exigidas no mundo atual, como a capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipe, de se comunicar efetivamente e de se adaptar a diferentes contextos. Mas qual é a diferença entre multidisciplinaridade e interdisciplinaridade? E quais são os benefícios de colocar em prática a multidisciplinaridade na escola? Neste artigo, vamos responder essas perguntas e mostrar como você pode trabalhar a multidisciplinaridade em sala de aula com foco nos vestibulares. Acompanhe! O que é multidisciplinaridade? A multidisciplinaridade é uma forma de organizar o conhecimento que busca relacionar diferentes disciplinas em torno de um tema ou problema comum, sem perder a identidade e a autonomia de cada uma. Por exemplo: em um projeto sobre sustentabilidade, os alunos podem estudar aspectos biológicos, químicos, físicos, geográficos, históricos, sociais e econômicos do tema, utilizando os conceitos e métodos de cada disciplina. Ela permite que os alunos ampliem seus horizontes e compreendam melhor a complexidade da realidade, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e comunicativas. Também estimula a criatividade, a curiosidade e o senso crítico dos alunos, que podem explorar diferentes formas de aprender e expressar seus conhecimentos. O que é multidisciplinaridade no Ensino Médio?

A multidisciplinaridade no Ensino Médio é uma proposta pedagógica que visa integrar as diferentes áreas do conhecimento em projetos ou atividades que tenham significado para os alunos e que estejam relacionados aos seus interesses, necessidades e expectativas. 

Busca preparar os alunos para os desafios do século XXI, como a inserção no mercado de trabalho, a continuidade dos estudos superiores e a participação cidadã na sociedade.

Está alinhada com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as competências gerais e as habilidades específicas que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da educação básica. 

A BNCC propõe uma organização curricular por áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), que devem ser articuladas entre si e com os itinerários formativos (formação geral ou técnica-profissional).

 

Quais as diferenças entre multidisciplinaridade e interdisciplinaridade?

A multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade são duas formas de integrar as diferentes disciplinas em um mesmo projeto ou atividade, mas elas têm algumas diferenças. A principal diferença é o grau de interação entre as disciplinas envolvidas. 

Na multidisciplinaridade, as disciplinas mantêm sua autonomia e identidade, mas se relacionam em torno de um tema ou problema comum. Na interdisciplinaridade, as disciplinas perdem sua autonomia e identidade, mas se fundem em uma nova síntese de conhecimento.

Outra diferença é o nível de complexidade da integração. A multidisciplinaridade é considerada um nível mais básico de integração, pois envolve apenas a soma ou a justaposição das disciplinas. A interdisciplinaridade é considerada um nível mais avançado de integração, pois envolve a transformação ou a transposição das disciplinas.

Por fim, vale destacar o objetivo da integração. A multidisciplinaridade tem como objetivo ampliar a visão dos alunos sobre um tema ou problema, mostrando as diferentes perspectivas e saberes de cada disciplina. 

A interdisciplinaridade tem como objetivo construir uma nova visão dos alunos sobre um tema ou problema, superando as limitações e as contradições de cada disciplina.

 

Quais os benefícios de colocar em prática a multidisciplinaridade na escola?

Alunos em biblioteca folheando livro.

A multidisciplinaridade na escola traz diversos benefícios para os alunos, os professores e a comunidade escolar. Veja alguns deles:

 

Motivação para os estudos

Aumenta a motivação dos alunos para os estudos, pois permite que eles se envolvam em projetos ou atividades que tenham sentido para eles e que estejam conectados com a sua realidade. Também pode despertar o interesse dos alunos por diferentes áreas do conhecimento, ampliando suas possibilidades de aprendizagem e de escolha profissional.

 

Visão geral

Desenvolve nos alunos uma visão geral sobre os temas ou problemas estudados, pois permite que eles compreendam as diferentes dimensões e implicações de cada um. Também pode estimular nos alunos uma visão crítica sobre os temas ou problemas estudados, pois permite que eles questionem as diferentes fontes e formas de conhecimento.

 

Possível desenvolvimento de diversas habilidades

Favorece o desenvolvimento de diversas habilidades nos alunos, pois exige que eles mobilizem diferentes competências e recursos para realizar os projetos ou atividades propostas. Também desenvolve habilidades cognitivas, como:

  • Capacidade de analisar, sintetizar, argumentar e resolver problemas; 
  • Habilidades socioemocionais, como a capacidade de cooperar, respeitar, dialogar e se autoconhecer;
  • Habilidades comunicativas, como a capacidade de ler, escrever, falar e ouvir.

 

Despertamento de interesse

Desperta o interesse dos alunos por diferentes temas ou problemas, pois permite que eles explorem suas curiosidades e criatividades. Incentiva o interesse dos alunos por diferentes formas de aprender e expressar seus conhecimentos, pois permite que eles utilizem diferentes linguagens e mídias.

 

Ensino humanizado

Promove um ensino humanizado, pois valoriza a diversidade e a singularidade de cada aluno, respeitando seus ritmos, estilos e necessidades de aprendizagem. Também estimula um ensino humanizado, pois reconhece a importância da afetividade e da emoção no processo de ensino-aprendizagem.

Saiba mais:  Boas Práticas SFB 6 dicas para quem quer manter o foco por mais tempo! 

 

Como trabalhar a multidisciplinaridade em sala de aula com foco nos vestibulares?

Professor segurando caderno enquanto conversa com dois alunos do ensino médio no corredor da escola.

Trabalhar a multidisciplinaridade em sala de aula com foco nos vestibulares é uma forma de preparar os alunos para as provas que vão enfrentar no final do Ensino Médio, como o ENEM e os simulados. 

Essas provas exigem dos alunos não apenas o domínio dos conteúdos das diferentes disciplinas, mas também a capacidade de relacioná-los com situações do cotidiano e com outras áreas do conhecimento.

Para trabalhar a multidisciplinaridade em sala de aula com foco nos vestibulares, é preciso planejar as atividades com base nos objetivos pedagógicos, nas competências e habilidades da BNCC e nas matrizes de referência das provas. 

É preciso também selecionar os temas ou problemas que sejam relevantes para os alunos e que possam ser abordados por diferentes disciplinas. 

Além disso, é preciso definir as estratégias didáticas que possibilitem a integração das disciplinas, como o trabalho em grupo, o uso de recursos tecnológicos, a realização de pesquisas, a elaboração de produtos finais, etc.

Saiba mais: A evolução do formato dos vestibulares ao longo do tempo e suas tendências

 

Conclusão

Como você viu neste artigo, a multidisciplinaridade é uma abordagem pedagógica que pode trazer muitos benefícios para o ensino médio. 

Ela pode estimular o interesse dos alunos pelos conteúdos das diferentes disciplinas, favorecer o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais e prepará-los para as avaliações externas. 

Para isso, é preciso que o professor planeje suas aulas com base em temas relevantes e interessantes para os alunos e utilize estratégias que promovam a integração dos conhecimentos de diferentes áreas do saber.

Gostou deste conteúdo? Então, confira a importância do ensino de habilidades socioemocionais nas escolas!

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