Livros ENEM: dicas e estratégias para preparar os alunos para a prova

Anualmente, estudantes de todo o […]

15 de abril de 2024

Anualmente, estudantes de todo o país se deparam com um gigante desafio: o ENEM. Entender a prova e dominar suas exigências é crucial na busca por uma vaga na universidade desejada. Neste contexto, livros e leituras estratégicas surgem como aliados fundamentais.

A escolha certa de materiais e a organização do tempo de estudo podem significar a diferença entre o sucesso e o insucesso. Montar um cronograma de leitura coerente e abrangente, que englobe desde clássicos literários até às demandas específicas do Exame, não é tarefa simples.

Este artigo tem como objetivo oferecer dicas valiosas e estratégias certeiras para preparar alunos para o ENEM. 

Passaremos pela importância de um cronograma anual de leituras, a relevância de conhecer a fundo as escolas literárias, e como usar a tecnologia a seu favor neste processo. Acompanhe!

 

Qual a importância de um cronograma anual de leitura para o ENEM?

Aluna segurando um computador enquanto escolhe um livro na estante da biblioteca.

Preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um desafio que exige planejamento estratégico. 

A literatura brasileira compõe uma parcela significativa das questões e, por isso, professores desempenham um papel crucial ao estabelecer um cronograma de leitura que contemple obras literárias essenciais. 

Além de fomentar o conhecimento sobre literatura nacional e identidade cultural, essas leituras preparam os estudantes para as provas de linguagens e suas tecnologias e redação.

Um cronograma bem estruturado deve considerar os movimentos literários, desde o século XIX com autores como José de Alencar e Aluísio Azevedo, até figuras do século XX como Manuel Bandeira e Mário de Andrade. 

Estudar esses autores promove a compreensão da evolução da linguagem coloquial, crítica social e desigualdade social refletidas nas obras.

Além disso, o cronograma deve ainda prever uma progressão que vá de encontro às competências avaliadas pelo exame, interligando leituras obrigatórias e outros títulos. 

Assim, os estudantes podem se familiarizar com os principais autores e estilos de escrita antes de enfrentar as questões de literatura do ENEM.

 

Por que estudar as escolas literárias?

Auxiliar os alunos a compreenderem as escolas literárias é essencial. Elas não só são parte da lista de leitura obrigatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas também fundamentais para entender a sociedade e a evolução do pensamento humano.

Estudar as escolas literárias permite que os estudantes conectem contextos históricos com as obras, explorando movimentos literários desde o século XIX até o século XX. 

Isso abrange desde os romances de José de Alencar, que retratam a identidade nacional, até a crítica social de Aluísio Azevedo em suas habitações coletivas. 

Os movimentos literários mais relevantes são:

  • Romantismo;
  • Realismo/Naturalismo;
  • Modernismo.

Educar sobre literatura é mais do que preparar para questões de literatura; é permitir que as mentes jovens analisem a linguagem coloquial e a crítica social presente nas obras de autores como Brás Cubas e Mário de Andrade. Assim, fortalece-se o entendimento da desigualdade social e da nossa própria identidade cultural.

 

Como criar um cronograma anual de leitura para o ENEM?

Estudante de óculos usando fone de ouvido enquanto lê livros e faz anotações.

Para professores que buscam auxiliar seus alunos na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é essencial estabelecer um cronograma anual de leitura eficiente. 

Seguem algumas diretrizes:

 

  • Mapeamento dos conteúdos: inicie identificando as obras literárias e autores mais recorrentes no ENEM. Literatura brasileira do século XIX e XX, com escritores como Aluísio Azevedo, José de Alencar até Guimarães Rosa e Manuel Bandeira, são imprescindíveis;
  • Lista de leituras: elabore uma lista com as principais obras, inclusive “Brás Cubas”, retratando a crítica social e a identidade nacional. Não esqueça de incluir poesias do livro “Estrela da Vida Inteira”, de Bandeira;
  • Distribuição temporal: divida o ano em trimestres e designe um conjunto específico de livros e temas para cada um, observando a complexidade e o tamanho das obras;
  • Linguagem e contexto: acostume os alunos com a linguagem coloquial e o contexto histórico dos livros, fornecendo materiais de apoio que conectem a literatura com questões atuais, como desigualdade social e habitação coletiva;
  • Discussão e análise: organize grupos de discussão periódicos para que os alunos possam debater ideias e analisar os movimentos literários das obras;
  • Avaliações periódicas: realize simulados com questões de literatura para acompanhar o progresso e identificar áreas que precisam de reforço.

 

Quais são as leituras obrigatórias para o ENEM?

Preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma tarefa crucial para qualquer professor de literatura. 

O ENEM frequentemente explora um amplo leque de autores e movimentos literários em sua prova de literatura. 

Embora não haja uma lista de livros oficial e específica determinada pelo INEP, é fundamental que os estudantes estejam familiarizados com as principais obras literárias brasileiras que refletem a riqueza e a diversidade de nossa literatura nacional.

Aqui está uma sugestão de leituras que abordam autores e temáticas frequentemente cobrados no ENEM:

  • Obras de Aluísio Azevedo, como “O Cortiço”, que retratam a crítica social e a relevância da habitação coletiva no século XIX;
  • Clássicos de José de Alencar que exploram a identidade nacional, como “Iracema” e “Senhora”;
  • A obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis, um defunto autor que narra a própria história;
  • Contos de Guimarães Rosa, que transformaram o século XX com uma linguagem coloquial carregada de significado;
  • Poesias de Manuel Bandeira, como as encontradas na coletânea “Estrela da Vida Inteira”.

 

Como estudá-las de forma eficiente?

Estudante digitando em computador enquanto lê livros.

Preparar estudantes para o ENEM pode ser um desafio empolgante para qualquer professor. 

Focar em obras literárias brasileiras é essencial, dado que elas formam a base de muitas questões do exame. 

Aqui estão algumas estratégias para ajudar os alunos a estudar literatura de maneira eficiente:

 

  1. Cronograma de estudos: estabeleça um cronograma que intercale leitura e análise das obras. Mantenha o cronograma flexível para aprofundar o estudo nas obras que os estudantes demonstrarem mais dificuldade;
  2. Contexto histórico: explore o contexto histórico de cada obra e movimento literário, principalmente como reflexo da sociedade do século XIX e XX, abrangendo temas como a identidade nacional e a desigualdade social;
  3. Análise temática: encoraje a análise temática e crítica das obras, destacando elementos como crítica social e linguagem coloquial;
  4. Exercícios de fixação: utilize questões de literatura de provas anteriores do ENEM para ajudar os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido;
  5. Discussão em sala de aula: promova discussões sobre os temas abordados, pois isso ajuda a fixar a matéria e desenvolver o pensamento crítico.

Com essas estratégias, os professores podem orientar seus alunos a uma preparação sólida e estruturada para o ENEM, garantindo um melhor desempenho na prova de literatura.

Saiba mais: O jovem contemporâneo tem o hábito da leitura? 

 

Qual a importância de estudar os clássicos?

A importância de estudar os clássicos da literatura é multifacetada, especialmente quando nos referimos à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essas obras não somente proporcionam uma viagem pela linguagem e cultura de seu tempo, mas também pela história e sociedade brasileira.

Os clássicos contemplam desde a crítica social e a desigualdade presente em obras de autores como Aluísio Azevedo e seu olhar sobre a habitação coletiva no Rio de Janeiro do século XIX, até a busca pela identidade nacional expressa por autores modernistas como Mário de Andrade e Manuel Bandeira.

A familiaridade com os principais autores e a leitura obrigatória dessas obras desenvolvem a capacidade de interpretação e análise crítica, essenciais para as questões de literatura do ENEM.

 

Qual o impacto da leitura na nota da redação?

Estimados educadores, para preparar alunos para uma excelente nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a leitura é um pilar indispensável. 

Engajar os estudantes com obras literárias amplia o repertório cultural, essencial para argumentação e desenvolvimento de ideias.

Efeitos positivos da leitura:

  • Enriquecimento de vocabulário: a absorção de novos termos e expressões é diretamente proporcional ao hábito de leitura;
  • Compreensão de estilos de escrita: expor-se a diferentes estilos literários, especialmente de autores renomados como Aluísio Azevedo e Manuel Bandeira, aprimora a habilidade de escrita;
  • Desenvolvimento crítico: a crítica social presente em obras do século XIX e XX fomenta o pensamento reflexivo, útil na abordagem de temáticas atuais.

Incentivar a leitura constante e diversificada não apenas prepara os estudantes para a prova de literatura, como também aprimora significativamente a qualidade de suas redações. 

A leitura deve ser apresentada como uma jornada de descoberta, capaz de abrir portas para um desempenho brilhante no ENEM.

 

Como usar a leitura para melhorar a redação?

Estudante em biblioteca fazendo redação e lendo livros.

Para alavancar este processo na aprendizagem dos estudantes, incentive a leitura crítica das obras, discutindo temáticas como identidade nacional, desigualdade social e crítica social presentes em livros como “Brás Cubas” ou em “Estrela da Vida Inteira”.

Através da análise de diferentes estilos, como a linguagem coloquial de Guimarães Rosa ou a ironia em “O Cortiço”, oriente os alunos a reconhecerem e empregarem variadas técnicas em suas próprias produções textuais.

 

Como usar a tecnologia durante as leituras do ENEM?

Para ajudar os alunos a mergulharem na literatura brasileira e se prepararem para ENEM, é essencial que professores façam uso das tecnologias disponíveis.

Audiolivros e podcasts são excelentes recursos para complementar a leitura tradicional. Muitas obras literárias, inclusive clássicos do século XIX e XX, estão disponíveis em formato de áudio. 

Eles permitem que o aluno “leia” enquanto realiza outras atividades, facilitando a incorporação da leitura em suas rotinas.

Aplicativos e plataformas educacionais oferecem resumos, análises e discussões sobre as obras e autores. 

Tais recursos podem ajudar os estudantes a compreenderem os contextos histórico e social das obras literárias, assim como as características dos movimentos literários.

As redes sociais, com grupos e páginas dedicadas à literatura nacional, podem ser usadas para discutir ideias e esclarecer dúvidas em uma linguagem mais coloquial e próxima dos alunos.

Ao incorporar essas ferramentas tecnológicas na estratégia de leitura obrigatória, os professores podem tornar a preparação para o ENEM mais dinâmica e acessível.

Saiba mais: Como a tecnologia pode ajudar na escolha da carreira e do curso universitário? 

 

Como escolher a melhor forma de usar a tecnologia para ler?

Com o avanço tecnológico, há diversas formas de incorporar a tecnologia na leitura das obras literárias exigidas.

 

E-readers e Tablets

  • Vantagens: permitem o armazenamento de múltiplos livros em um único dispositivo e a possibilidade de ajustar o tamanho da fonte;
  • Desvantagens: o custo pode ser uma barreira e a luminosidade das telas pode cansar a vista.

 

Audiolivros

  • Vantagens: são úteis para estudantes com dificuldades de leitura ou que passam muito tempo em transporte;
  • Desvantagens: a interpretação do narrador pode influenciar a compreensão do texto.

 

Aplicativos de Leitura

  • Vantagens: possibilitam o acesso fácil e rápido a obras literárias e contam com recursos interativos;
  • Desvantagens: a distração com outras funcionalidades do aparelho pode ser um problema.

 

Como os educadores podem trabalhar as leituras obrigatórias do ENEM na sala de aula?

Professora segurando livros em uma biblioteca.

Educadores têm papel crucial em preparar alunos para ENEM, especialmente no que tange às leituras obrigatórias. 

Com uma lista de livros do Enem que abrange desde clássicos da literatura brasileira até obras contemporâneas, é importante criar um cronograma de estudos que facilite a absorção dos conteúdos:

 

  1. Contextualizar as obras: inicie o estudo com uma apresentação do contexto histórico e social do século XIX e século XX, facilitando a compreensão de temas como desigualdade social e identidade nacional, frequentes nas questões de literatura;
  2. Analisar autores e movimentos literários: explore as peculiaridades de autores como Aluísio Azevedo, José de Alencar e Guimarães Rosa. Promova discussões sobre o papel da crítica social nas obras de Mário de Andrade e Manuel Bandeira;
  3. Debatendo as obras: estimule a troca entre os alunos sobre livros específicos, destacando características como a linguagem coloquial ou a narrativa em primeira pessoa de um “defunto autor” em Brás Cubas;
  4. Simular questões de prova: com questões de literatura de exames anteriores, prepare simulações que englobem a análise literária e interpretação de textos.

 

Como os educadores podem tornar as leituras obrigatórias do ENEM mais atrativas e significativas para os alunos?

Um dos grandes desafios é tornar as leituras obrigatórias do ENEM atrativas e significativas para os alunos. Aqui vão algumas dicas:

 

  1. Estabeleça relações: conecte obras literárias, como as de Aluísio Azevedo e José de Alencar, com temas atuais. Mostre como as críticas sociais do século XIX aos desafios da identidade nacional continuam relevantes;
  2. Divida e conquiste: proponha um cronograma de estudos com metas claras e realistas, distribuindo a lista de livros ao longo do ano e monitorando o progresso;
  3. Promova diálogos: encoraje conversas sobre os livros em linguagem coloquial, relacionando-os à vida dos alunos. Discuta personagens como Brás Cubas e obras de Guimarães Rosa, vinculando-os à cultura brasileira;
  4. Integre mídias diversas: utilize recursos audiovisuais para contextualizar o período e a vida dos autores, como Manuel Bandeira e Mário de Andrade. Documentários e adaptações podem ser muito informativos;
  5. Tema de debate: realize debates em sala de aula sobre tópicos levantados nas obras, como a desigualdade social e habitação coletiva, permitindo que os alunos expressem sua própria crítica social;
  6. Movimente a literatura: explore os diferentes movimentos literários facilitando oficinas e grupos de leitura onde os alunos possam se expressar criativamente.

Seguindo essas estratégias, os educadores não apenas preparam seus alunos para as questões de literatura no ENEM como também fomentam um apreço pela riqueza da literatura nacional.

 

Conclusão

A tarefa de preparar alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio envolve recomendar os livros do Enem, que envolvem o domínio da literatura brasileira no sucesso deste exame tão importante. 

As obras literárias nacionais, especialmente da literatura do século XIX e do século XX, são ferramentas chave para a compreensão da identidade e das questões sociais do Brasil.

Por isso, é necessário elaborar um cronograma de estudos que intercale a teoria dos movimentos literários com a análise de obras, enfatizando a aplicação prática em provas de literatura. 

Assim, alunos podem se familiarizar com diversos estilos e formas narrativas, contribuindo não só para uma boa performance no ENEM, mas também para a formação de leitores críticos e conscientes.

Gostou deste conteúdo? Então, confira como usar a tecnologia como forma eficiente na preparação para o vestibular!