Formação continuada para o corpo docente: objetivos e benefícios

Quem trabalha na coordenação pedagógica […]

3 de abril de 2024

Quem trabalha na coordenação pedagógica de uma escola sabe o quanto é importante investir na formação continuada dos professores. Mas, você sabe o que é a formação continuada, quais são as suas dimensões, objetivos e benefícios? 

Neste artigo, vamos falar sobre esse tema tão relevante para a educação e para a gestão escolar. Acompanhe!

 

O que é a formação continuada?

Professora de matemática em sua mesa segurando uma lupa e fazendo careta.

A formação continuada é um processo de aprendizagem permanente que visa a atualização e o aperfeiçoamento dos professores em relação aos conhecimentos, às práticas e ao engajamento com a profissão. 

A formação continuada não se limita aos cursos de capacitação ou às reuniões pedagógicas, mas abrange todas as atividades que contribuem para o desenvolvimento profissional e pessoal dos docentes.

 

Formação continuada e as diretrizes escolares

A formação continuada está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que estabelece que os sistemas de ensino devem promover a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive, “período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho” (art. 67, V). 

Além disso, a formação continuada também está relacionada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo da educação básica.

 

Quais as 3 dimensões da formação continuada?

Professor em pé na frente da lousa com os braços cruzados.

A formação continuada pode ser compreendida a partir de três dimensões: conhecimento, prática e engajamento. Vejamos o que cada uma delas significa:

 

1. Conhecimento

A dimensão do conhecimento diz respeito à atualização dos professores em relação aos conteúdos das disciplinas que lecionam, às metodologias de ensino, às tecnologias educacionais, às políticas públicas, aos documentos oficiais, entre outros aspectos. 

A formação continuada nessa dimensão visa ampliar o repertório teórico dos docentes e favorecer a reflexão crítica sobre a sua prática.

 

2. Prática

A dimensão da prática se refere à aplicação dos conhecimentos adquiridos na formação continuada na sala de aula. 

A formação continuada nessa dimensão visa melhorar o desempenho dos professores em relação ao planejamento, à execução e à avaliação das atividades pedagógicas, bem como à interação com os alunos, aos colegas e à comunidade escolar.

 

3. Engajamento

A dimensão do engajamento diz respeito à participação dos professores nos projetos coletivos da escola, à colaboração com os demais profissionais da educação, ao compromisso com os objetivos educacionais, à identificação com a profissão e à busca pela melhoria contínua. 

A formação continuada nessa dimensão visa fortalecer o senso de pertencimento e de responsabilidade dos docentes pelo processo educativo.

 

Quais os objetivos da formação continuada no ensino médio?

A formação continuada no ensino médio tem como principais objetivos:

 

  • Preparar os professores para atender às demandas específicas dessa etapa da educação básica, que envolve alunos adolescentes e jovens em fase de transição para a vida adulta;
  • Capacitar os professores para trabalhar com as áreas de conhecimento definidas pela BNCC (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), bem como com os itinerários formativos (formação geral básica e formação técnica e profissional);
  • Desenvolver nos professores competências socioemocionais, como comunicação, criatividade, colaboração, pensamento crítico, resolução de problemas, entre outras;
  • Estimular nos professores uma postura reflexiva, investigativa e inovadora sobre a sua prática pedagógica.

 

Quais são os benefícios da formação continuada?

A formação continuada traz diversos benefícios para os professores, para os alunos e para a escola. Vejamos alguns deles:

 

  • Maior engajamento: a formação continuada aumenta o envolvimento dos professores com o seu trabalho, com a sua equipe e com a sua instituição, gerando um clima de cooperação e confiança;
  • Melhora a qualidade do ensino: a formação continuada melhora o domínio dos conteúdos, das metodologias e das tecnologias pelos professores, tornando as aulas mais eficientes e significativas para os alunos;
  • Aulas mais didáticas e dinâmicas: a formação continuada estimula os professores a diversificar as estratégias de ensino, a utilizar recursos variados e a promover a interação e a participação dos alunos;
  • Construção de novas estratégias: a formação continuada possibilita aos professores construir novas soluções para os desafios enfrentados no cotidiano escolar, como a indisciplina, a evasão, o baixo rendimento, entre outros;
  • Percepção apurada sobre as dificuldades de aprendizagem: a formação continuada ajuda os professores a identificar as necessidades e as potencialidades dos alunos, bem como a planejar intervenções pedagógicas adequadas;
  • Alinhamento dos professores aos objetivos da escola: a formação continuada favorece o alinhamento dos professores aos objetivos educacionais da escola, bem como à sua proposta pedagógica e ao seu projeto político-pedagógico.

 

Qual a importância em implementar a formação continuada nas escolas?

Professora em pé na sala de aula cumprimentando aluno que está sentado.

A implementação da formação continuada nas escolas é fundamental para garantir a qualidade da educação e o desenvolvimento integral dos alunos. 

A formação continuada é uma forma de valorizar os professores, reconhecendo o seu papel essencial na sociedade e oferecendo-lhes condições para se qualificarem profissionalmente. 

Além disso, a formação continuada é uma forma de promover a gestão democrática da escola, incentivando a participação dos professores nas decisões pedagógicas e administrativas.

Saiba mais: O papel da gestão escolar na educação inclusiva – SFB

 

Qual é o papel das secretarias de educação na formação continuada de professores?

As secretarias de educação têm um papel importante na formação continuada de professores, pois são responsáveis por definir as diretrizes, os programas, os recursos e os mecanismos de avaliação da formação continuada nos sistemas de ensino. 

As secretarias de educação devem garantir que a formação continuada seja:

 

  • Coerente com as políticas públicas de educação e com as necessidades locais;
  • Articulada com as instituições de ensino superior e com os órgãos de pesquisa;
  • Baseada em evidências científicas e em boas práticas;
  • Contínua, sistemática e diversificada;
  • Participativa, dialógica e colaborativa.

Saiba mais: Os 4 maiores erros de gestão educacional e como evitá-los – SFB 

 

Conclusão

A formação continuada é um direito e um dever dos professores, que devem buscar constantemente se atualizar e se aperfeiçoar para oferecer um ensino de qualidade aos seus alunos. 

É um benefício para os alunos, que recebem uma educação mais adequada às suas necessidades e aos seus interesses. 

Ainda, é uma vantagem para as escolas, que contam com profissionais mais capacitados, motivados e comprometidos com os objetivos educacionais. Por isso, investir na formação continuada é investir na educação!

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