Fim das férias: uma oportunidade para criar rotinas de estudo mais prazerosas e eficientes

Voltar das férias pode ser […]

6 de outubro de 2022

Voltar das férias pode ser paradoxal para alguns estudantes. Enquanto rever os amigos no ambiente escolar é um desejo de muitos, reabrir espaço na agenda para a rotina de estudos não costuma estar entre as tarefas mais desejadas, independentemente da idade. Mas, com organização e dedicação, o retorno às aulas tem tudo para ser não só prazeroso, como eficiente.

Se você é estudante e quer transformar o adeus às férias em uma oportunidade para se tornar um aluno mais engajado do que no período anterior, dê uma olhada nas dicas abaixo. Elas irão te ajudar a encarar a volta às aulas com mais segurança e tranquilidade.

 

1) Um cantinho só seu

Se puder, separe um espaço bem organizado para estudar, um lugar específico que terá como função ser seu porto-seguro na hora de mergulhar nos livros, nas lições e nas revisões. Nada de ficar esparramado na cama ou no sofá: criar um cantinho para os estudos vai ajudar a manter o foco e a rotina. Se isso não for possível, busque a biblioteca mais próxima de casa ou, quem sabe, aproveite o ambiente da escola. Inclusive, pode ser um estímulo a mais estar em um ambiente silencioso com outras pessoas focadas nos estudos.

 

2) Faça um cronograma

Planeje sua semana, separando uma quantidade de tempo pré-determinada por dia para os estudos. Para algumas pessoas, estipular um horário fixo é mais eficiente, enquanto para outras basta determinar a quantidade de tempo que será dedicada diariamente ao aprendizado.

 

3) Relaxe a mente

Estudos apontam que o foco se perde conforme o cronômetro avança. Por isso, as pausas para relaxar são muito importantes. Você precisa se observar para determinar em quais intervalos de tempo irá fazê-las e quantos minutos elas irão durar. Há pessoas que se dão bem com períodos de foco de uma hora com pausas de até dez minutos; há outras que preferem focar por mais tempo e fazer pausas mais longas. Existem técnicas

bem específicas, como a Pomodoro, método de gerenciamento de tempo com períodos de foco de 25 minutos e pausas de 5 minutos, com pausas mais longas após 2 horas. Pesquise, faça testes e veja o que faz mais sentido na sua rotina.

 

4) Imprevistos acontecem, mas mantenha a constância

Algo te impediu de estudar no horário pré-determinado ou pelo tempo planejado? Tudo bem, mas você precisa compensar: se não deu para estudar aquelas duas horas hoje, você deve se organizar para que elas sejam repostas durante a semana.

 

5) Empacou? Calma!

Se alguma dúvida fez com que você se sentisse bloqueado em determinado tema, sem conseguir ajuda no momento em que você estava estudando, anote detalhadamente suas dificuldades para discutir com o professor na próxima oportunidade. E, claro, siga em frente para o próximo tema.