Projeto Feira STEAM – Escola Sete de Setembro

Boas práticas SFB tem o […]

19 de março de 2025

Boas práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês um projeto apresentado pelo Colégio Sete de Setembro, nosso parceiro de Paulo Afonso-BA, idealizado pela professora Andréia Carmo.

Projeto: Feira STEAM

Período de Execução: 11/03/2024 a 24/05/2024

Objetivos:

  • Promover e incentivar a realização de projetos de iniciação científica e tecnológica no Colégio Sete de Setembro.
  • Oportunizar aos estudantes e professores o compartilhamento dos projetos científicos e o desenvolvimento científico, intervencionista e tecnológico para o benefício econômico e social das suas comunidades e da sociedade em geral.
  • Estimular a aplicação de conhecimentos aprendidos na escola e fora dela, de habilidades e competências para a solução de problemas, envolvendo etapas de investigação científica e até mesmo de invenção.
  • Tornar as carreiras relacionadas às áreas STEAM mais interessantes aos jovens a partir de atividades que permitam analisar suas escolhas e projeto de vida com base em vivências.

Descrição: A Feira STEAM tem caráter essencialmente pedagógico, que visa a apresentar projetos educacionais de aplicação prática e intervencionista nas áreas de Ciências da Natureza, Cultura Maker e Matemática. Assim, promove  o espírito de colaboração, cooperação, vivência de atitudes, compreensão, respeito e compartilhamento de boas práticas nas áreas STEAM que envolvam a aplicação de metodologias ativas e que auxiliem na construção de valores fundamentais para todas as conquistas da vida acadêmica e profissional.

Essas atividades qualitativas (soft skills) avaliativas propiciam aos estudantes o acesso ao saber científico, além de contemplar os quatro Pilares da Educação, segundo Jacques Delors: “Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser”. Esses pilares fornecerão subsídios e informações diagnósticas do nível de aprendizado e de relacionamento intra e interpessoal dos estudantes, o que permitirá que os professores avaliem as competências e habilidades já atingidas e quais ainda são necessárias ao desenvolvimento e aprendizagem de todos.