Projeto “Feira de Conhecimentos Lúdicos”: interdisciplinaridade e protagonismo no Ensino Fundamental e Médio do Colégio Lavoisier

Boas práticas SFB tem o […]

15 de maio de 2025

Boas práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês um projeto apresentado
pelo Colégio Lavoisier, nosso parceiro de Aracaju-SE. A
iniciativa foi idealizada pela equipe docente do Ensino Fundamental e Ensino
Médio, sob a coordenação de Ana Carolina Oliveira, Cláudia Regina Azevedo e
Thallyta Cerqueira.

Projeto

Feira de Conhecimentos Lúdicos

Período de Execução

17/02 a 05/03

Objetivos

Proporcionar uma experiência de aprendizagem divertida, dinâmica e
interdisciplinar, em que cada série escolar é responsável por apresentar seu
componente curricular de forma lúdica, por meio de exposições, jogos,
experimentos e atividades interativas.

Descrição

Cada série ficou responsável por apresentar uma disciplina de maneira lúdica,
utilizando exposições, jogos, experimentos ou apresentações interativas. As
atividades foram realizadas de forma colaborativa entre alunos e professores,
promovendo:

  • Aprendizado coletivo
  • Interdisciplinaridade
  • Ludicidade
  • Protagonismo
  • Criatividade

A feira foi aberta à visitação das famílias e da comunidade escolar.

Metodologias Utilizadas

  • Exposição
  • Jogos Educativos
  • Desafios
  • Experimentos
  • Atividades Práticas
  • Painéis Digitais
  • Murais Interativos
  • Audiovisual

Competências Desenvolvidas

  • Raciocínio lógico e resolução de problemas
  • Curiosidade e investigação
  • Interdisciplinaridade
  • Colaboração e trabalho em equipe
  • Autonomia e responsabilidade
  • Expressão e comunicação

Organização

As turmas tiveram um mês para planejar, criar e ensaiar suas apresentações. Uma
semana antes da feira, foram realizados os últimos ajustes, o planejamento de
marketing e a divulgação nas redes sociais da escola. Durante o evento, os
alunos guiaram os visitantes pelas exposições, jogos e atividades interativas,
todos criados com base nos conteúdos programáticos do material didático.

Turmas e Exposições

  • 6° ano do Ensino Fundamental (Português e História) – Jogo
    da memória sobre contagem dos séculos
  • 7° ano do Ensino Fundamental (Matemática, Inglês e
    História) – Quizz das operações matemáticas
  • 8° ano do Ensino Fundamental (Inglês e Artes) – Atividade
    interativa sobre os estilos artísticos
  • 9° ano do Ensino Fundamental (Redação e Inglês) – Caça ao
    tesouro sobre a cultura norte-americana, com St. Patrick’s Day e amarelinha
    das adivinhações
  • 1ª série do Ensino Médio (Química e Projeto de Vida) –
    Experimento com ácidos e bases e painel instagramável com palavras de
    incentivo
  • 2ª série do Ensino Médio (Física e Biologia) – Jogo “Boia
    ou Afunda” e experimentos sobre circuitos elétricos
  • 3ª série do Ensino Médio (Literatura, Português e Redação)
    – Jogo da “Redação Nota 1000” e jogo de cartas “Desvendando os literários”

Avaliação

A avaliação ocorreu de forma processual, considerando a participação dos alunos
nas etapas de preparação e na execução do evento.

Valor do Projeto

1,5 (composição da nota da unidade)