Dia Nacional do Vestibulando
Convivendo diariamente com as mais […]
6 de dezembro de 2023Convivendo diariamente com as mais […]
6 de dezembro de 2023Convivendo diariamente com as mais variadas formas de pressão, tanto pessoal quanto externa, as aflições sobre o resultado dos exames, as incertezas sobre o futuro e o momento de transição entre a adolescência e a vida adulta, os jovens vestibulandos devem, sem dúvidas, ser homenageados. E é justamente por isso que em 24 de maio temos a comemoração do Dia Nacional do Vestibulando. Mas, afinal, quando surgiram os vestibulandos no Brasil?
Pelo que temos documentado, antes de 1911 apenas os alunos das grandes escolas tradicionais ocupavam as salas de aula das universidades. No entanto, já a partir deste ano, o vestibular passou a fazer parte do processo de seleção para o caminho que leva ao terceiro grau. O ministro da Justiça e dos Negócios da época, Rivadávia da Cunha Corrêa, determinou que esse seria o método aplicado em todas as universidades do país.
Apesar de o vestibular tornar o ingresso às faculdades mais abrangente para a população, deixando de ser um espaço totalmente dedicado às elites, apenas 21% dos brasileiros entre 25 e 34 anos possuem Ensino Superior. Esse dado é fruto de uma pesquisa realizada pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Ainda que o número total seja baixo para um país que pretende universalizar o acesso à Educação, há dados que tornam o cenário mais positivo. Entre eles, resgatamos um estudo de 2020 da Associação Brasileira de Estágios, a Abres. De olho naquele período, tivemos os seguintes apontamentos:
● De 2002 a 2020, o número de alunos na educação superior passou de 3,5 para 8,68 milhões.
● Havia 41.953 cursos de graduação, distribuídos em 2.457 instituições (304 públicas e 2.153 particulares). Quando comparado com 2018, era possível observar um aumento de 319.540 alunos.
● Dos mais de 8.680.354 milhões de jovens universitários no momento do estudo, 64,04% optaram pelo bacharelado, enquanto 19,17% faziam licenciatura e 16,54% eram tecnólogos.
● Em 2020, 6.724.002 (77,46%) dos estudantes estudavam em universidades privadas, enquanto nas públicas havia 1.956.352 (22,54%).
E entre os milhares de vestibulandos espalhados pelo Brasil, algumas características são comuns, como a tão debatida ansiedade. Apesar de os estudantes se prepararem para as provas e receberem as orientações necessárias, esse sentimento é comum entre aqueles que têm, de certo modo, a vida em definição por uma avaliação tão decisiva. Pensando nessa dificuldade, temos preparado uma série de conteúdos que podem ajudar os nossos jovens nesse e em outros momentos de maior complexidade. Dê uma olhada!
● Aplicativos que ajudam a organizar a rotina – veja aqui!
● Protagonismo e bom desempenho nos vestibulares: o que está em jogo? – acesse agora.
● Enem: os últimos temas de redação podem dizer muito sobre a prova – confira!
● Como usar a internet de forma eficaz para estudar: dicas para aproveitar ao máximo o que a tecnologia tem de melhor – saiba mais!
● Como calcular a nota do Enem? – clique aqui para descobrir!
Além da ansiedade, outro item em comum é a busca pelos mesmos cursos de graduação. Dê uma olhada nos 10 cursos mais concorridos no Brasil:
1. Direito
2. Administração
3. Medicina
4. Pedagogia
5. Engenharia Civil
6. Ciências Contábeis
7. Enfermagem
8. Psicologia
9. Educação Física
10. Arquitetura e Urbanismo
E você? Qual curso foi ou ainda é o seu sonho de graduação?
Independentemente da sua resposta, queremos, primeiramente, parabenizar todos os vestibulandos por toda luta neste processo tão difícil. Por último, mas não menos importante, é importante dizer, hoje e sempre: acreditamos que vocês, alunos, são capazes de tudo o que almejam e são, sem dúvidas, o futuro da nossa sociedade! Então, foco no objetivo e força durante a jornada. A recompensa certamente vai fazer tudo valer a pena.