Como evitar a procrastinação na hora dos estudos

Para muitas pessoas, essa é […]

23 de agosto de 2023

Para muitas pessoas, essa é famosa “pergunta de milhões”! Manter uma rotina de estudos em dia não é uma tarefa fácil para muitos dos alunos, em especial na Era Digital. Além da correria do dia a dia, há inúmeras fontes de distração, fazendo com que as tarefas e os compromissos nem sempre ocupem o topo das prioridades experienciadas pelos estudantes, ainda que, no papel, o planejamento preveja o contrário. Por isso, de tempos em tempos é muito importante abrirmos espaço para conversas francas sobre temas como foco, concentração e motivação. Afinal, assim como nos adultos, crianças e jovens podem ser convidados a lidar com uma falta de vontade para abrir os livros, os cadernos e colocar a mão na massa. 

Hoje, especificamente, decidimos falar sobre procrastinação, uma realidade muito presente no cotidiano de jovens e crianças. Isso é o que nos dizem os dados. Por exemplo, segundo matéria publicada pelo portal da Universidade Federal de Juiz de Fora com base nos estudos do pesquisador e psicólogo Tim Pychlyl, da Universidade de Carleton, no Canadá, a procrastinação é um dos maiores problemas educacionais na atualidade.  

Basicamente, para quem nunca se deparou com esse tempo, procrastinar é deixar de lado as tarefas que devem ser realizadas em função de fazer algo que parece mais interessante. Ou seja, adiar qualquer atividade necessária com a justificativa de ela poderá ser resolvida depois. E, claro, sabemos que essa história nem sempre tem um final feliz: deixar para realizar um dever em cima da hora faz com que sentimentos de ansiedade e de estresse sejam acentuados, o que, por si só, já seria uma motivação para que os resultados não sejam os mais satisfatórios.  

Mas, calma! Nós podemos ajudar quem se encontra nessa situação! Anote as principais dicas que selecionamos para quem quer evitar a famosa procrastinação:  

1 – Organize a sua rotina 

Parece simples, mas esse hábito é realmente muito importante! Ter uma rotina organizada e documentada de alguma forma faz com que você aproveite o seu dia muito melhor e faça uma gestão do tempo eficaz. Ter horário para acordar, realizar refeições e estudar, por exemplo, promove o compromisso consigo mesmo para que todas as tarefas do dia sejam realizadas de acordo com o que a sua organização determinou.  

2 – Dê adeus às distrações 

As notificações dos dispositivos digitais são ótimas em gerar distração! Há uma grande armadilha em pensar que é possível “só dar uma olhada” no alerta, já que temos a tendência a interagir com o celular ou o computador. Pronto, nasce aí uma fonte de procrastinação para os momentos do estudo. Então, além de optar por estudar em um local silencioso e que não tenha muita movimentação de pessoas, além de ser confortável, deixe o seu smartphone no modo silencioso enquanto realiza as suas atividades. Hoje, é possível até configurar o sistema de alertas, de modo que você possa estabelecer as pessoas chave que poderão interromper o estudo – como mãe, pai e responsáveis. O que, na hora, pode parecer algo simples, divertido, torna-se um caminho para que você perca o foco. Para além dos sinais sonoros, deixar o celular com a tela virada para baixo vai evitar que você tenha estímulos visuais a cada vez que uma nova mensagem ou notificação chegar. 

3 – Crie um cronograma detalhado de estudos 

Faça uma lista de todas as disciplinas que você pretende estudar ao longo da semana e aproveite para listar os conteúdos que devem ser visitados em um determinado dia. Uma dica interessante é intercalar temas com conteúdos considerados mais fáceis com aqueles que você possui mais dificuldade. Dessa maneira, é possível evitar a frustração de lidar com algo desestimulante por muito tempo. Na dinâmica da organização, separe os tempos que vai dedicar à leitura e à realização de exercícios e trabalhos sobre a matéria aprendida para que você coloque todo aprendizado em prática. Pode parecer um trabalho adicional, mas à medida que você se acostuma em ter tudo planejado, você passa a se sentir mais tranquilo em apenas executar o que você mesmo pensou. 

4 – Cama? Só para dormir! 

Evite estudar em lugares que podem ser facilmente relacionados com momentos de relaxamento, como a cama e o sofá. Ao estudar nesses locais, o cérebro entende automaticamente que esse momento é destinado ao descanso e acaba ficando mais preguiçoso. Há efeitos negativos também quando você, de fato, quer e precisa descansar.  

5 – Faça pausas 

Invista em intervalos e pequenas pausas durante o seu aprendizado, cronometrando os momentos sempre que possível. Essas breves pausas ajudam o cérebro a descansar e, assim, melhoram a sua produtividade.  

6 – Enfrente a procrastinação em grupo! 

Conversar sobre a procrastinação é uma excelente pedida! Afinal, todos estamos sujeitos a ela e entender isso nos faz tratá-la com naturalidade. Ao compartilhar seus objetivos e planejamento com pessoas da sua turma, você poderá contar com o apoio extra nos momentos em que der vontade de sair da rota. Mais do que isso: ao saber da realidade dos outros, você também poderá ser a pessoa que vai dar aquele estímulo especial para que ela fique nos trilhos!   

Preparado para encarar os estudos? Não deixe para depois e coloque essas dicas em prática agora mesmo! 

plugins premium WordPress