Como a tecnologia tem transformado o ensino e o aprendizado?

Quando falamos a palavra “tecnologia” […]

1 de junho de 2023

Quando falamos a palavra “tecnologia” é muito comum que nossa imaginação associe o termo a elementos bastante futuristas e digitais, não é mesmo? E quando associamos tecnologia com educação? No imaginário coletivo, geralmente, o campo de atuação se relaciona com o uso da internet, computadores e tablets. Mas será que tecnologia é apenas isso?

 

De acordo com o dicionário online Michaelis Moderno, tecnologia é:

“tec·no·lo·gi·a. sf. 1. Conjunto de processos, métodos, técnicas e ferramentas relativos a arte, indústria, educação etc. 2. Conhecimento técnico e científico e suas aplicações a um campo particular: 3. Tudo o que é novo em matéria de conhecimento técnico e científico. 4. Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático. 5. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral”.

Isso significa que a tecnologia não necessariamente está ligada ao mundo digital e à internet, mas ao conjunto de conhecimentos, habilidades, técnicas, processos e ferramentas que são utilizadas pelos seres humanos para atender necessidades, resolver problemas e facilitar o cotidiano. Como, por exemplo, uma tesoura. Este objeto é uma tecnologia, pois é uma ferramenta criada há aproximadamente quatro mil anos para facilitar o corte de outros materiais. Ela foi sendo aprimorada ao longo do tempo e, hoje, podemos encontrá-la em modelos simples, como as tesouras escolares sem ponta, ou totalmente inovadoras, como as tesouras com mira laser para cortar tecidos e papéis de forma reta e precisa.

Desta maneira, a tecnologia abrange muitas áreas e tem como principal função atender as necessidades humanas e impulsionar as transformações do mundo.

 

E como podemos ver a tecnologia nos processos de ensino-aprendizagem?

Em um tempo não tão distante, a tecnologia era vista como algo totalmente externo ao mundo escolar, que poderia ser tomado como algo para distrair, ou entreter, dificilmente para contribuir com a educação. No entanto, atualmente este não é mais o cenário em que vivemos. Se pegarmos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é possível perceber que o documento aborda a tecnologia em diversos âmbitos e recomenda que a educação deve contemplá-la nos processos de ensino-aprendizagem, devendo ser implementada e utilizada de maneira responsável durante as aulas.

No quadro de Competências Gerais da Educação Básica, a BNCC indica duas competências diretamente relacionadas ao uso de tecnologia:

“Competência 4: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Competência 5: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BNCC, 2018, p.9).

Nesses dois trechos do documento, podemos ver uma forte tendência de abordar a tecnologia apenas como um tema do mundo digital. Entretanto, a tecnologia é trazida em diversos momentos da BNCC, com passagens bastante encorajadores nas mais diversas disciplinas. A tecnologia é apresentada para ser utilizada de maneira que estimule a criatividade, o pensamento lógico, a cooperação, a linguagem e o pensamento crítico.

Sendo assim, é possível notar que a educação brasileira deve contemplar a tecnologia para os processos de ensino-aprendizagem.

Esta tendência da presença da tecnologia na educação está vindo em uma crescente nos últimos anos, e quando lembramos da época da pandemia da Covid-19, em que emergencialmente tivemos que ficar em casa, pudemos ver como a tecnologia foi aprimorada e os recursos para os processos de ensino-aprendizagem se transformaram: estudantes e professores vivenciaram uma nova forma de escola, com muita tecnologia envolvida!

O legado tecnológico se desenvolveu de maneira impactante e diversas soluções aplicadas nos processos de ensino estão sendo mantidas e aproveitadas pela escola até os dias de hoje.

Então vamos explorar a repercussão significativa que a tecnologia está desempenhando na transformação do ensino e do aprendizado?

 

Acesso à informação

Os dispositivos móveis se tornaram ferramentas poderosas para o aprendizado, transformando diretamente a relação com o conhecimento: materiais e atividades podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar, possibilitando de uma maneira mais prática e rápida que estudantes realizem pesquisas, estudem, acessem aplicativos educacionais e participem de atividades interativas.

Além disso, a internet e as tecnologias digitais propiciaram o fácil acesso a uma grande quantidade de informações. Um professor não precisa mais recorrer somente ao livro didático para mostrar a figura de um animal ou um mapa, por exemplo. Em tempo real é possível pesquisar em diversos locais e ir em busca do conhecimento, e assim, ter a oportunidade de explorar o assunto que está sendo estudado de forma mais rápida e dinâmica.

 

Jogos e e-learning

Para que as aulas contemplem metodologias que coloquem os estudantes como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, é possível encontrar uma infinidade de recursos educacionais digitais disponíveis online, tais como vídeos, tutoriais interativos, aplicativos, jogos educativos e plataformas de e-learning. Esses recursos corroboram com a autonomia dos alunos e alunas e tornam o aprendizado mais envolvente, interativo e acessível.

 

Aprendizagem personalizada

Um dos grandes diferenciais que a tecnologia permite é a possibilidade de colher e analisar informações sobre o desenvolvimento dos estudantes e adaptar de forma rápida e automática os materiais que serão utilizados nas aulas, de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Com ajuda da inteligência artificial, o conteúdo pode ser adaptado e personalizado, dependendo das habilidades a serem desenvolvidas, possibilitando que os alunos trabalhem no seu próprio ritmo.

 

Colaboração e interação

Uma das grandes vantagens do uso da tecnologia na educação, é a facilidade de criar oportunidades com situações que promovam a colaboração, o compartilhamento de ideias e a resolução de problemas em grupo. Falar com um grupo de pessoas simultaneamente se tornou algo corriqueiro no cotidiano da nossa sociedade, o simples aplicativo de troca de mensagens utilizado pela maioria das pessoas também possibilita a interação dos estudantes entre si, e até mesmo como o professor. Entretanto, promover o uso de plataformas de aprendizado online, fóruns de discussão, salas de aula virtuais e ferramentas de colaboração, possibilita que os alunos interajam e trabalhem em conjunto, mesmo à distância, de forma organizada e monitorada.

 

Realidade virtual e aumentada

Para facilitar a compreensão de conceitos e promover o engajamento dos estudantes, tecnologias que ofereçam experiências imersivas e interativas, permitem que os alunos explorem ambientes virtuais ou visualizem objetos em três dimensões. É possível visualizar animais extintos, visitar locais distantes ou que não existem mais, criar e vivenciar situações imaginadas. O mundo digital extrapola os limites do concreto e conseguimos ter experiências virtuais que se aproximam muito do real.

 

Atualização e Capacitação Docente

Para acompanhar todas essas transformações e possibilidades, a tecnologia também beneficia a renovação e melhorias do conhecimento dos próprios professores. O corpo docente também pode se beneficiar da tecnologia para eles mesmos se reciclarem, aprofundarem saberes e promoverem uma educação de qualidade para alunos e alunas.

Pudemos ver que a tecnologia está em todo lugar e traz muitos benefícios quando utilizada de forma consciente e planejada. É válido ressaltar que, embora vejamos todas essas oportunidades, um professor qualificado é insubstituível: educadores desempenham um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, fornecendo suporte tanto do campo do conhecimento quanto no âmbito emocional, estimulando a reflexão crítica e até mesmo orientando e ajudando os alunos a se relacionarem com as tecnologias de forma positiva e saudável.

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