Brincar é bom! – Colégio Atitude – Cametá – PA

Boas Práticas SFB tem o […]

12 de julho de 2022

Boas Práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês mais um projeto, desta vez, apresentado pelo Colégio Atitude, nosso parceiro de Cametá-PA, idealizado pelas professores do Ensino Fundamental-Anos Iniciais, Márcia Corrêa e Gilda Vulcão.

Projeto: Brincar é bom!

Período de Execução: um mês

Público-alvo: Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais

Objetivo: 

Contribuir com o ensino-aprendizagem através de atividades lúdicas (jogos e brincadeiras), somando à proposta escolar já instituída na escola.

Descrição:

Pretende-se com esse trabalho, frisar a importância do lúdico no ensino da Arte no 1° Ano do ensino Fundamental I, como um recurso eficiente que ajuda criança a desenvolver a sua linguagem na relação com si mesma e além de intervir positivamente do desenvolvimento integral e social da mesma, bem como, ser um instrumento para a construção do conhecimento da criança no espaço escolar.

Desta forma, estamos facilitando a aprendizagem utilizando-se de atividades lúdicas que criem um ambiente que favoreça o processo da aquisição de autonomia na aprendizagem. Para tanto, o saber escolar deve ter valorizado socialmente, acontecendo um processo dinâmico e criativo através do lúdico. Essa elaboração centra-se nos seguintes direcionamentos: a brincadeira é uma ferramenta capaz de proporcionar a criança uma compreensão maior de mundo. É uma atividade construtiva básica para o desenvolvimento e aprendizagem;

Ao brincar a criança sente prazer, libera seus sentimentos e transmite tudo aquilo que sabe sobre as diversas esferas do conhecimento; O objetivo do brincar será proporcionar aos alunos o seu desenvolvimento, usando sua imaginação, imitação e observação, criando momento que ela possa resolver situações conflitantes que vivencia no seu dia a dia. Através desta imitação representativa o aluno vai também aprendendo a lidar com regras e normas sociais. Desenvolve a capacidade de interação e aprende a lidar com o limite, respeitando sempre o outro.

Já que o lúdico faz parte da vida da criança. Baseado em alguns autores, que colocam a importância do lúdico para se trabalhar com os alunos, este projeto de ensino pode ser de grande valia para o colégio verificar os fatores que através do ato de brincar levam o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança. Assim, na educação escolar, destaca-se que a utilização dos jogos e brincadeiras no ensino podem proporcionar desenvolvimento cognitivo, coordenação motora, criatividade, formulação de hipóteses, além de auxiliar na construção e assimilação dos conhecimentos, dependendo da temática tratada, além de despertar a criatividade e diversão.

Nesse sentido, este projeto intitulado “Brincar é bom” reitera a importância da utilização de jogos e brincadeiras no ensino da ARTE, como forma de aliar o lúdico à educação, além de proporcionar aos alunos a aquisição de conhecimentos e utilização dos mesmos. Complementando esta ideia, a utilização dos jogos e brincadeiras no ensino também se apresentam como possibilidade para alcançar o desenvolvimento, pois através da representação por meio do concreto e das experiências vividas o processo de construção do conhecimento se torna ainda mais significativo, essencialmente se tratando da formação de sujeitos ativos e protagonistas.

 

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