Aprender para sentir – Sentir para aprender – Colégio Espaço Verde – Volta Redonda-RJ

Boas Práticas SFB tem o […]

21 de setembro de 2021

Boas Práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês mais um projeto, desta vez, apresentado pelo Colégio Espaço Verde, nosso parceiro de Volta Redonda-RJ, idealizado pelas professoras Camila Ferraz, Jéssica Pereira e Lucas Peres.

Projeto: Aprender para Sentir – Sentir para Aprender

Período de Execução: 2021

Público-alvo: Alunos do 2° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Objetivo: Considerando que o trabalho com as emoções vem se tornando cada vez mais imprescindível no processo da aprendizagem, o seguinte Projeto tem como objetivo, desenvolver nas crianças a autonomia, a independência, a autoestima e o autoconhecimento por meio da inteligência emocional, entendendo a relevância da aprendizagem não ser direcionada somente ao desenvolvimento intelectual das crianças, mas, igualmente, ao desenvolvimento social e emocional.

Descrição:

O ser humano é um ser social e afetivo, ou seja, há a necessidade por parte dele de estabelecer relacionamentos, bem como o de se sentir amado e querido pela sociedade, amigos ou família. No ambiente escolar, não poderia ser diferente: as crianças aprendem quando se sentem bem com elas mesmas, com os amigos, os professores e toda a equipe escolar.
Logo, para que a aprendizagem ocorra de maneira eficaz e duradoura, é necessário que ela desperte nas crianças alguma emoção ou significado, pois quanto maior for o interesse e a motivação por determinado assunto ou tema, maior será a absorção e a facilidade na aquisição deste conhecimento.
Por isso, consideramos que as emoções, quando gerenciadas de forma equilibrada e sadia, propiciam aprendizagens benéficas e prazerosas, componentes indispensáveis para o desenvolvimento intelectual e cognitivo de todo aluno.
Sendo assim, trabalharemos no decorrer deste ano, com atividades que envolvam significativamente as crianças, considerando-as protagonistas dos processos de ensino-aprendizagem. Abordando conceitos importantes para a vida em comunidade: respeito à opinião e aos sentimentos alheios, resolução de conflitos, conhecimento e gerenciamento das próprias emoções, entre outros que podem surgir conforme a interação das crianças com as propostas apresentadas.