A importância de um sono de qualidade para fazer o dia render bem!
Aparentemente, dormir é o gesto […]
20 de setembro de 2023Aparentemente, dormir é o gesto […]
20 de setembro de 2023Aparentemente, dormir é o gesto de colocar o corpo em repouso, mas a ciência tem demonstrado, há alguns anos, que se trata de um período muito mais agitado e importante do que se poderia imaginar. Afinal, durante o sono nosso organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, responsáveis por cuidar de tecidos que precisam de recuperação, realizar a síntese de proteínas e proporcionar o crescimento muscular, por exemplo. Ainda enquanto estamos dormindo, é possível repor as energias e regular o metabolismo. Em poucas linhas já deu para entender o quanto o período em que dormimos é importante para a saúde – física e mental – determinando o quanto podemos render durante os momentos em que estamos acordados.
Para reforçar a importância de termos uma boa noite de sono, elencamos alguns dos principais benefícios que esse gesto de autocuidado pode oferecer!
Ao dormir, o corpo realiza a produção de cortisol e de adrenalina, responsáveis por diminuir os níveis de estresse.
A falta constante de boas noites de sono faz com que o nosso cérebro passe a ficar cansado, prejudicando a produção de serotonina, hormônio responsável por regular o humor. Desta maneira, dormir a quantidade de horas necessárias faz com que você tenha mais disposição durante o dia. Além disso, dormir mal pode se tornar um problema crônico e, consequentemente, acarretar em doenças como ansiedade e depressão.
Quem nunca se sentiu confuso após uma noite mal dormida? Não lembrar onde colocou as chaves ou esquecer de realizar alguma tarefa são algumas das dificuldades que pessoas que não dormem bem encontram no cotidiano. Sabendo disso, manter uma boa rotina de sono é primordial para a cognição e a memória.
Praticar exercícios físicos não é o único recurso para quem busca uma vida mais saudável. Dormir a quantidade de horas que o seu corpo precisa é fundamental inclusive para quem, por recomendação médica, busca diminuir o peso. Segundo a Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, dormir mais faz a pessoa ingerir menos calorias durante o dia, o que pode ser positivo para aqueles que querem emagrecer. De acordo com o estudo noticiado pelo portal BBC, a conclusão foi obtida após a análise de dados de 80 adultos jovens acima do peso. Todos os voluntários dormiam uma média de 6,5 horas por noite e passaram por uma reeducação para aumentar o tempo dormindo. O objetivo era fazer com que o grupo passasse a dormir 8,5 horas por noite. Ao final da análise, que durou quatro semanas, aqueles que dormiram por mais tempo reduziram a ingestão calórica em uma média de 270 kcal (calorias) por dia. Alguns dos participantes chegaram a apresentar redução de até 500 kcal por dia.
Mas, afinal, como ter uma boa noite de sono?
Essa é a pergunta-chave para quem quer unir descanso e vitalidade! Ainda que cada indivíduo tenha suas particularidades, as dicas abaixo costumam ser eficientes para todos!
● Prepare um local calmo e silencioso para dormir, sem que existam dispositivos ou elementos que possam tomar a sua atenção.
● Na medida do possível, mantenha o quarto bem escuro e procure deixar a cama confortável antes de se deitar.
● Encerre suas atividades algumas horas antes de dormir, especialmente aquelas que representam maior possibilidade de estresse, como o trabalho ou as atividades físicas intensas. Desta maneira, seu corpo começa a relaxar antes de você se deitar.
● Evite alimentos estimulantes antes de dormir, como o café, a canela, as pimentas e elementos marcados pelo excesso de açúcar.
● Por mais tentador que seja, procure não ficar vidrado no celular, criando um momento de desconexão das notificações.
● Mantenha um horário regular para ir dormir e para se levantar. Criar uma rotina aumenta as chances de ter uma boa noite de sono.
● Não realize cochilos muito longos durante o dia.
● Ter um diário do sono pode ser uma ótima alternativa para entender os efeitos trazidos pelos acontecimentos do dia. Por meio de anotações simples e constantes é possível ter pistas a respeito das situações que, para você, funcionam como vilãs em termos de um sono de qualidade.
Dicas anotadas? Agora, é só saber quantas horas você deve ficar na cama para que todos esses benefícios se confirmem. Dê uma olhada em estimativas gerais:
● Na fase adulta, 7 a 8 horas de sono de qualidade são necessárias para um descanso de qualidade
● Adolescentes precisam dormir cerca de 8 a 10 horas diariamente
● Crianças necessitam de 9 a 13 horas de sono a cada dia
● Bebês devem dormir de 12 a 16 horas por dia
Preparados para um boa noite de sono? Coloque as dicas em prática e veja o seu bem-estar decolar. Bons sonhos!