Boas Práticas em 2020 nas aulas de vivências e valores – Colégio Pólos – CE
Boas práticas SFB tem o […]
20 de janeiro de 2021Boas práticas SFB tem o […]
20 de janeiro de 2021Boas práticas SFB tem o prazer de compartilhar com vocês o projeto apresentado pelo Colégio Pólos – CE, nosso parceiro de Iguatu-CE, idealizado pela Professora Selma Ricarte.
Projeto: Boas Práticas em 2020 nas aulas de vivências e valores
Período de Execução: 2020 (ano todo)
Objetivo: Em um contexto de distanciamento social, mas de muita proximidade familiar, trabalhamos com reflexões muitas vezes ao lado dos pais sobre a EMPATIA, RESPEITO E GRATIDÃO tão necessários em qualquer fase da vida e especialmente em tempos de pandemia em que as escolas e todo seu corpo docente e discente tiveram que se reorganizarem de forma tão súbita, mas que a todo instante foram submetidas a imposição de serem as melhores mesmo sem nunca terem sido protagonistas de uma história tão dramática.
Diante dessa realidade trabalhamos esses valores dentre outros para amenizar tantos julgamentos e refletirmos enquanto seres humanos a importância de praticarmos diariamente atitudes simples como colocar-se no lugar do outro para entender, compreender, amar, sermos empáticos para respeitar cada ser humano, cada profissional, cada jeito de ser e existir sob a maior dádiva divina que é a vida e assim, desenvolvermos um estado de espírito mais grato e mais resiliente.
Descrição: As aulas foram divididas em 3 momentos:
AULA 1- RODA DE CONVERSA
O que é empatia?
Apresentamos um vídeo do YOUTUBE sobre a importância da competência em foco e depois cada um fez suas considerações sobre a pergunta que batizamos de ¨pergunta mágica¨ E SE FOSSE COMIGO?
E assim, cada criança ao lado dos pais ia refletindo se suas atitudes diárias na escola , em casa, com os familiares e amigos eram atitudes de EMPATIA ou apenas de interesse próprio e sendo incentivadas a serem empáticas com todos que convivessem até o próximo encontro.
AULA 2 – REGISTRAR FAZ A DIFERENÇA!
No início da aula era feito um breve resumo da aula anterior e os alunos eram convidados a registrar em um caderno através de textos, desenhos, poemas, poesias ou a melhor forma que encontrassem para apresentar o que aprenderam sobre empatia e quais as experiências que viveram de forma empática durante a semana.
AULA 3 – TRABALHANDO O RESPEITO
Cada criança apresentava seus trabalhos e falavam das situações que precisaram agir com empatia durante a semana e também desenvolvendo a escuta empática em que todos tem o direito de falar e ser respeitado.
AULA 1 – RODA DE CONVERSA
VÍDEO sobre o respeito e em seguida as reflexões sobre:
Respeito aos professores e colegas nas aulas online
Brincadeiras e respeito
Respeito na hora de falar e ouvir
Respeitar as diferenças
AULA 2- REGISTRAR FAZ A DIFERENÇA!
Apresentação de trabalhos escritos e os potes da gratidão que foram confeccionados com a família para cada dia colocar um motivo de agradecimento e assim tornar a gratidão um hábito.
AULA 3- APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
TRABALHANDO GRATIDÃO
AULA 1- Trabalhamos sobre o conceito de gratidão.
Depoimentos das crianças com os vários motivos diários para agradecer.
A professora gravou um vídeo sobre gratidão e a coordenação enviou para os pais para incentivar na confecção de um pote da gratidão.